quarta-feira, março 06, 2013

A catástrofe

• Valter Lemos, Mentiras, tragédias e pecados [hoje na Gazeta do Interior]:
    'Face ao absoluto descalabro quer da economia, quer das contas públicas, o governo e os partidos da maioria voltaram a acentuar o discurso da culpa do governo anterior, mostrando, uma vez mais, que, à incompetência quase sempre se alia a falta de coragem política. Como dizia Pacheco Pereira, um ex-líder parlamentar do PSD, este governo quer tomar-nos a todos por parvos, mentindo constantemente, pelo que o mínimo, para evitar tal figura, é olhar para os números e assim cada um pode concluir como quiser sobre a dimensão do embuste com que somos diariamente bombardeados.

    1ª Mentira: a dívida portuguesa aumentou com o governo Sócrates muito mais do que a dos outros países europeus

    O quadro seguinte mostra bem que até 2009 a dívida portuguesa foi sempre inferior à média da UE e só em 2010 ultrapassou aquela.


    2ª Mentira: Os juros da dívida subiram devido à falta de confiança no governo Sócrates

    Como se vê no gráfico seguinte a subida dos juros acontece a partir do chumbo do PEC IV e correspondente demissão do anterior governo, mas, especialmente após a tomada de posse do atual governo. E note-se ainda que, com Sócrates, os juros de Portugal eram iguais aos da Irlanda e com Passos Coelho… foi o que se vê no gráfico (e que só se alterou com a decisão do BCE de garantir a dívida dos países do euro, o que o governo quis dar a entender que se devia a si próprio, acrescentando assim mais uma mentira).



    3ª Mentira: o que o governo está a fazer é o que consta do memorando assinado pelo governo anterior

    O quadro seguinte mostra as metas do Memorando da Troika e os resultados obtidos pelo Governo (e as previsões do próprio para 2013). Em todos os indicadores apenas um resultado positivo (a menor queda do PIB em 2011, ainda com um orçamento do governo anterior. Em 2012, no entanto, o PIB afundou quase o dobro). A dívida aumentou brutalmente acima do previsto no memorando, quase 30 pontos percentuais face a 2010! A taxa de desemprego mostra-se não só muito acima do previsto no memorando como completamente fora de controlo.


    4ª Mentira: Não foi a política do atual governo que conduziu o país a uma espiral recessiva

    Basta olhar para a evolução do PIB nos últimos anos para perceber que a economia estava a crescer em 2010 e que em 2011 começou em queda, afundando de forma brutal em 2012 e o próprio governo prevê que tal continue em 2013.


    Muitas outras mentiras deste governo são desmontadas com a simples apresentação dos dados e todo o jornal não seria provavelmente suficiente para tal, dado o número das mesmas. Mas, o mais grave, é que as mentiras são justificações para conduzir o país para o abismo. Basta olhar alguns dados, como a evolução do desemprego, para ter a noção da dimensão da catástrofe e da rutura social que se está a produzir.


    As consequências de uma política baseada em mentiras e desculpabilizações da incapacidade e da incompetência próprias de quem não tinha as mínimas condições para governar estão pois bem à vista. Podemos acrescentar ainda:


    Os dados apresentados mostram bem a dimensão da catástrofe económica e da tragédia social a que o país está a ser conduzido. Com a agravante de que ninguém, nem o próprio governo, prevê melhorias. Alguém verdadeiramente acredita que todos estes números não irão piorar em 2013? (...)'

3 comentários :

Atónito disse...


Perante estes factos conclusivos e a total ausência de reacção competente por parte dos poderes políticos e do espaço de debate público, pergunto-me: nestas circunstâncias, para que nos serve a Liberdade de Imprensa, o Parlamento, o Presidente da República e as próprias Eleições?

Se é como ter um alarme instalado e depois ninguém lhe ligar quando ele soa?

A surdez do País político a esta realidade só pode descambar em catástrofe. Ao menos não venham depois dizer que não podiam prevê-la...

O Contador de Cenas disse...

Excelente artigo! Muitos parabéns!
Obrigado!

O Contador de Cenas disse...

Excelente artigo! Muitos parabéns!
Obrigado!