sábado, agosto 03, 2013

Manifesto contra a asfixia democrática e em defesa da liberdade de imprensa


• Óscar Mascarenhas, Poiares Maduro e Lomba são tão-somente o fascismo a bater-nos ao de leve à porta (a ler na íntegra):
    ‘Os dois, Poiares Lomba e Pedro Maduro, são herdeiros - com pouco jeito - de Miguel Relvas, que, com muito menos estudos do que eles, lhes deu lições de como fazer política nestes tempos.

    Pois os colegas de Portas, Machete e Branquinho - e aprendizes de Relvas - deram-se à missão de gerir a informação ao povo, através dos jornalistas, prometendo briefings diários que duraram dois dias e que retomaram agora, com a honradez da palavra que os caracteriza, em encontros diários duas vezes por semana, não sei se o leitor entende. (Como é aquela palavra que tu utilizaste, Miguel Sousa Tavares? Palha-de-aço? Não era bem isto, mas andava lá perto. No plural, na circunstância.)

    Aqui é que estes grandes educadores dos jornalistas aldrabaram. Começaram por dizer - ponho no plural porque tão aldrabão foi o secretário de Estado que disse, como o ministro que mandou dizer ou, pelo menos, não o desautorizou - que os briefings com os jornalistas seriam umas vezes em on - isto é, podia dizer-se quem disse o quê - outras vezes em off (que na sabedoria analfabeta do secretário de Estado e do ministro não sei de quê nem interessa se convertia numa figura nova em que suas excelências expenderiam umas quantas patacoadas espremidas dos seus notáveis bestuntos e os jornalistas papagueá-las-iam, mas sem dizer quem esvurmou tais pústulas de sabedoria). E disseram, ex cathedra, que era assim que se fazia em Inglaterra. Aldrabaram. (Vês, Pedro Tadeu, que há uma palavra ainda mais forte do que "mentiram"? Quando a falta à verdade é rasca e torpe, a palavra é "aldrabice".) Os briefings em Inglaterra são sempre atribuídos ao PMS (Prime Minister Spokesperson), isto é, ao porta-voz oficial do primeiro-ministro, pessoa conhecida e identificada - e as respostas são sempre factuais, nada de divagações onanistas de ministros ou secretários de Estado fala-barato armados em palestrantes.’

5 comentários :

Anónimo disse...

Que gente sem nivel, é só pó de merda neste governo.
Inqualificaveis.

james disse...

Nem parece um texto do Óscar Mascarenhas.

Anónimo disse...

Brilhante texto. Fala do que sabe e ignorantes aqueles que não percebem. Lomba, Maduro e Compª estão a brifar, mas saem brifados.

Saludos.

Anónimo disse...

A última palavra do texto modificava-a, por: PALERMAS. Quanto ao resto de texto é magnífico.

Anónimo disse...

O Lomba e o Maduro são dois exemplos da dislexia entre preparação académica e a percepção social aliada a um auto convencimento de que o conhecimento académico é o único que existe e se sobrepõe á experiencia de vida que não têm! Ou seja, dois garotos que chegaram a ministros a pensarem que são donos da verdade. E, como diria o Sócrates (grego), não sabem que nada sabem e manifestam a arrogância daí resultante.A falta que lhes faz ir aprender filosofia para Paris!