quarta-feira, novembro 27, 2013

Os estarolas entre a propaganda e a incompetência


Estávamos em Fevereiro deste ano quando foi apresentado com pompa e circunstância o futuro terminal de contentores da Trafaria. Entre outros governantes, a conferência de imprensa foi abrilhantada pelo Álvaro, pelo Dr. Relvas e por Aguiar Branco, o tal que andou a ser levado ao colo pelos hooligans de Passos Coelho antes de ser graduado em ministro da Defesa Nacional.

Há dias, Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, surgiu no programa daquele duende que já preparou um programa de governo (para a hipótese de Cavaco o convidar a formar um novo executivo) e, como se o Governo não tivesse feito em Fevereiro um festim dos diabos com o “projecto”, anunciou o cancelamento da “obra”. Ninguém se preocupou em questionar o Governo como é possível apregoar uma obra desta envergadura e cancelá-la poucos meses depois.

9 comentários :

Luís Lavoura disse...

A ideia não foi totalmente cancelada. Ainda se pensa em apenas mudar a localização (da Trafaria para o Barreiro).

Anónimo disse...

incompetência é isto!

Anónimo disse...

Da trafaria para o Barreiro... por favor, não será para BARRANCOS! Por aqui até não seria mal-vindo os contentores, o problema é a falta de .... mar!

Mas com boa vontade do Passos e companhia, tudo se há-de arranjar...

saludos.

Anónimo disse...

Faz lembrar quando o Álvaro anunciou a exploração do gás em Alcobaça ( Batalha ?) para daí a uns meses.... Quando passado tempo fui pesquisar o que se passava, pois poderia ter perdido noticias de imprensa, só encontrei referencias num jornal regional e a dizer que os pesquisadores/exploradores tinham chegado à conclusão que não valia a pena....
Mas na altura valia anunciar fosse o que fosse.

Quanto ao cais de contentores, aquilo que foi passado como um projeto deste governo, é mais uma das muitas mentirolas, pois o tal cais que já´ tinha sido para carvão ( há pelo menos 20-25 anos), em 2007, na revista Estuarium, da AML vem lá o projeto todinho.... aliás , o tal terminal, na minha opinião não é mais do que uma moeda de troca entre a Camara de Almada e o governo (qualquer governo), tendo como contrapartida a projeto imobiliário da Almada Nascente (Margueira/Lisnave). Se de facto este projeto for mudado de local, talvez se abra finalmente um janela de oportunidade para a Costa da Trafaria, se o Ambiente deixar....

Anónimo disse...

Duas perguntas sobre a nova localização:
No Barreiro existe a profundidade necessária para um porto dessa natureza?
Existe facilidade de acesso rodoviário da zona para onde de destina a maio parte da carga?
Uma vantagem inequívoca,,a ferrovia existente!
Mas penso que a principal dificuldade reside na inexistência de condições naquela zona do estuário para um "porto de águas profundas".

Evaristo Ferreira disse...

Pró Barreiro, ali junto ao Mar da Palha? E como é que arrastam os cargueiros até ao futuro cais? Esta gentinha não é capaz de ter uma ideia concreta para o futuro.
A decisão agora tomada mostra bem a inaptidão desta gentalha que nos desgoverna.

Sousa Mendes disse...

Existe algum Engenheiro no governo? Claro para além do eng.º Moedas. OU, pelo menos alguém que tenha consciência que uma opção de localização de um porto ou outra obra desta natureza deve ser estudada. Mesmo um licenciado em Direito no ensino público, como eu ,sabe que existe em Engenharia uma cadeira de Planeamento Territorial, onde se ensina a maneira de arranjar a melhor localização de estradas, portos, aeroportos etc. Esta seita de impreparados, alguns supostamente licenciados e doutorados em áreas económicas, desconhecem as mais elementares regras de planeamento. E, depois, sai invariavelmente disparate! Como a escolha da Trafaria do "doutorado" Álvaro! A ignorância é tanta que não sabem que nada sabem, como diria o Sócrates, o Grego!

Ludwig III, o da Ingrícola disse...




O Lavoira quis dizer foi mudar a própria Trafaria para o Barreiro, com os fundos marítimos (e os silos) e tudo!


TUDO AGORA É POSSÍVEL, COM O IRREVOGÁVEL FIM DA RECESSÃO TÉCNICA, CAMBADA!

Anónimo disse...

Gostava imenso de saber porque pago a segurança do "Dr" Miguel Relvas. Já foram à Rua da Junqueira? Um polícia fardado à porta e outro segurança da PSP (do corpo especial) à paisana que o segue para todo o lado. Há razões para isto? O que sabe Relvas para Passos o manter bem vigiado e com direito a todas as mordomias?