quinta-feira, março 13, 2014

«Nenhum entendimento é possível
em torno de uma política de austeridade patológica
que apenas conduz ao empobrecimento,
à perpetuação de atrasos e à acentuação de desigualdades»


• Francisco Assis, Um documento de excepcional significado:
    «(…) este texto tem ainda a vantagem de recolocar o debate político interno nos termos mais adequados: não importa tanto saber como vamos sair deste período da troika, interessa sobretudo perceber como vamos iniciar e prosseguir o período pós-troika. A questão fundamental não é a de saber se teremos uma saída mais ou menos limpa, ou mais ou menos condicionada. A questão é outra: é a de sabermos como poderemos conciliar preocupações sérias em matéria de consolidação das finanças públicas com objectivos imperiosos de crescimento económico e manutenção de um Estado-providência de elevada qualidade. Já se constatou que nenhum entendimento é possível em torno de uma política de austeridade patológica que apenas conduz ao empobrecimento, à perpetuação de atrasos e à acentuação de desigualdades. Precisamos urgentemente de conceber outro tipo de entendimentos em torno de políticas de natureza diferente. (…)»

3 comentários :

Baltazar Garção disse...



Precisamos disto tudo, sim, e sobretudo de um outro tipo de discurso: sério, compreensível, sereno e civilizado. Precisamente o OPOSTO daquilo que nos tem sido servido pelo Poder e pelos seus lacaios dos "media" nos últimos três anos e que tanto mal nos tem provocado.

Anónimo disse...

Seria aconselhável que nos dissessem exactamente quais são essa outras políticas de "natureza diferente".Falar claro ao povo impõe-se para que se distinga o trigo do joio.

Semeador disse...



Exacto. E para que o Povo possa acreditar que ainda há por cá algum trigo, que ainda não é tudo joio.