sexta-feira, março 14, 2014

«Registo o desprezo que o temor e servilismo do Presidente
infundem no seu primeiro-ministro»

«Um consultor é um tipo com alguma competência em elevado grau, sem a qual não se vislumbra razão para que alguém o queira consultar. Não é um secretário, um assessor, um burocrata subalterno. É na sua autonomia técnica, política, intelectual, que está a mais valia do consultor, talvez por isso não chamemos à nossa dedicada mulher-a-dias consultora de limpeza domiciliária. Pois foi como infelizes senhoras da limpeza que dois consultores do Presidente foram demitidos. Porquê? Por delito de opinião. O consultor do Presidente fornece-lhe opiniões e análises em regime de estrita exclusividade, ficando quanto ao mais um capado cívico. Como toda a gente parece achar a coisa bem e normal, não me alongarei sobre o assunto. Mas registo o desprezo que o temor e servilismo do Presidente infundem no seu primeiro-ministro. O primeiro-ministro vê o Presidente como uma relíquia do passado do PSD, igual a muitas outras que ele já passou coercivamente à reserva. Agoniado e com pouca paciência para Cavaco, Passos barafustou (pouco) e tal bastou para selar o destino dos dois consultores, que de imediato caíram como dois diospiros. Mas nem esse penoso e pouco edificante espectáculo do sacrifício de dois amigos e antigos colaboradores amansou o chefe de São Bento. Agora, cortesia de Passos, Cavaco vai engolir em público o diploma das transferências para a ADSE, que, dolorosa ironia, será confirmado no Parlamento pela própria maioria de direita que Cavaco criou. Passos trata o Presidente como trata tudo e todos. Mais um funcionário público aposentado que não o deixa regressar "a mercado". Não se pode sequer falar de guerra entre governo e Presidente. O Presidente, timorato, minimalista e parcimonioso no exercício dos seus poderes, é tratado como um lacaio.»

7 comentários :

Anónimo disse...

É esta a realidade que foca SSPinto

O Presidente, faz papel de tonto e, não merece melhor.

O dr.Anibal, há muito que tem problemas de saúde, penso eu

Zé da Adega

james disse...



Belo post do SSP.

Anónimo disse...

Cavaco não é homem para ser "servil", logo tem que haver uma razão forte para este seu comportamento(?).

Anónimo disse...

A razão é estar metido na criminalidade de colarinho branco do BPN , até ás orelhas. Ele, a filha , o genro e toda a gente reles que o serve.

Anónimo disse...

off topic

tou a ouvir o louçã na sic-n e é o PS para aqui para acolá, agora percebo melhor o convite para comentar no canal do sócio nº1 do grupo de mafiosos que digere ou dirige portugal .

Evaristo Ferreira disse...

Cavaco Silva é um cidadão que não gosta de responder a perguntas para as quais não tem resposta. Ele só vive bem em ditadura, em democracia sente-se infeliz. É uma chatice, lidar com opiniões contrárias, mesmo quando vêm dos seus amigos e correligionários. Assim, como bom ditador, exerceu o seu voto de censura, mandando para a rua dois conselheiros. É preciso ser mandão. Mas há sempre uma exceção, e Cavaco não foge à regra. Ao amigo Fernando Lima (o das escutas a Belém), até o promoveu.

Varapau aguçado disse...



É tratado, pior do que um lacaio, como um bandalho! Que é só o que este papa-açorda de Belém merece.