quinta-feira, julho 24, 2014

Oligarquia, diz Ramos

Joaquim Goes, António Carrapatoso e o impoluto Rui Ramos

Rui Ramos escreveu uma História de Portugal. Nem a narração da I República como um regime de odiosos malandros nem a descrição do Estado Novo e da guerra colonial como uma estória cor-de-rosa o elevaram à merecida glória. Foi preciso que o Expresso esquartejasse a História de Portugal, oferecendo-a em fascículos semanais no Verão de 2012, para abrir as portas à sua merecida consagração. Que aconteceu logo a seguir com a condecoração atribuída pelo Presidente da República: agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Sabe-se que, depois disso, o historiador não se tem poupado a esforços para estar à altura da honraria conquistada. Ficou célebre, a título de exemplo, o episódio de Ramos a defender, com calorosa impetuosidade, que investir na Ciência conduz a uma «sociedade mais obscurantista».

Hoje, através de mais uma divertida crónica, Rui Ramos surge-nos muito indignado com uma (não identificada) oligarquia política e financeira que ele diz rodear António Costa, fazendo alusão até a «banqueiros de estimação». Fiquei perplexo. Será que este famoso historiador é sonâmbulo?

Ora Ramos é um dos três organizadores dos movimentos Compromisso Portugal e Mais Sociedade, ao lado de António Carrapatoso e de Joaquim Goes, o administrador do BES que Ricardo Salgado gostaria de ver a ocupar o seu cargo no banco. Que está a fazer o impoluto Rui Ramos ao lado do oligarca Joaquim Goes?

12 comentários :

Anónimo disse...

Ahahaha!
Miau, miau.. o ramos mordeu o proprio rabo.

james disse...

Nem o Ariel lava tão branco.

Anónimo disse...

não está lá também a maria luís?

Anónimo disse...

Ler o VI Volume da História de Portugal dirigida por José Mattoso diz tudo (ou quase tudo) sobre o dr. Rui Ramos. É ler para crer...
Entretanto vi o dr. Lobo Xavier muito desanimado na tv. Qual a razão para tanto desânimo? Passo a citar:
' O que vai acontecer é que vamos assistir durante um longo período à crucificção (sic) do dr. Ricardo Salgado, com uma revelação a conta-gotas de uma série de factos e de uma série de de ... alguns por vingança pessoal, outras por cobardia e deslealdade das pessoas que a eles se chegaram... estiveram ligados, outras por reacções tardias das autoridades (!?, eu acho que este processo... são vocês até que dizem, nos Estados Unidos aquilo resolve-se rapidamente, acho que estes processos geridos à portuguesa(!?), com esta gestão de tempo..., eu fico muito... fico desanimado'
Aqui fica este impressionante depoimento de alguém que ameaçou voltar à política activa (como se alguma vez dela tivesse saído) caso José Sócrates regressa-se à dita. Mas jamais sentiu desânimo quando Sócrates esteve sujeito ao conta-gotas da pulhice e intrujice nacional-elitista. Aqui fica o meu apelo Miguel...
Haja alguém que valha ao dr. Lobo Xavier.

Ângelo

Anónimo disse...

Que nojo e vergonha para uma profissão de gente séria, haver escroques destes que, por um prato de lentilhas, reescrevem o que se lhes pede para reescrever e se passeiam depois por entre pares, com o rei na barriga e convencidos que estão entre iguais.
A direita diz que a esquerda sofre de um complexo de superioridade moral...não é complexo, é a verdade, a esquerda é e sempre foi moral e eticamente superior á direita. A verdade doi, mas o facto é que merdinhas do calibre deste Ramos estão aí precisamente para confirmar esse facto.

Aldrabómetro disse...



E N E R G Ú M E N O !


E s t á p a r a B r u t o g a l c o m o G ö b b e l s p a r a a A l e m a n h a d e H i t l e r . . .

Leninha Riefenstahl disse...




Triumph des Sagens!

(ou a vitória da narrativa...)

Burro carregado de livros disse...




Um caceteiro com um livro de estória na mão é um dótor...

Anónimo disse...

Eu gostei muito da iniciativa do Expresso que me permitiu comprar só os capítulos de história medieval e moderna do dito livro.

Herr Dr. Roy Branches disse...



é caceteirro ? ou calceteirro ?

Anónimo disse...

O Rui é Ramos de Piaçaba: bom para limpar latrinas ideológicas. Quanto ao Lobo Xavier, é o retrato acabado do chulo do capitalismo. Ainda há-de vir a lume a lista dos chulos de direita, no jornalismo também, no outro regime e neste, que comeram à barba longa do BES para serem a voz do dono Ricardo - o famoso herdeiro de uma família de servidores do Salazar e do Hitler. Então não foram eles que albergaram o Eduardo de Windsor, de modo a propiciar que ele se passasse para Berlim ou fosse raptado pelos SS? Valeu a Inglaterra ter bons serviços secretos e, sobretudo, "tê-los no sítio".

Anónimo disse...

Esta escumalha não se enxerga