quinta-feira, setembro 11, 2014

Da série «Estado de Citius»

Ontem no DN

Sabe-se agora que não foi por falta de aviso que as férias judiciais forçadas vieram para ficar. Com efeito, os responsáveis do sistema informático dos tribunais elaboraram um documento de 43 páginas intitulado «Planeamento para a Reorganização do Mapa Judiciário», no qual davam conta dos riscos de colapso do Citius com a radical reorganização do mapa judiciário (e, bem assim, de três soluções para conseguir a sua adaptação sem rupturas descontroladas). Esse documento foi entregue à ministra da Justiça há mais de dois anos — em Junho de 2012.

Paula Teixeira da Cruz ignorou os avisos e nem sequer respondeu à carta dos responsáveis do Citius que acompanhava o envio do documento.

Entretanto, os avisos dos responsáveis do Citius foram confirmados por uma auditoria informática da Inspecção Geral de Finanças: «Os principais constrangimentos do Citius resultam sobretudo da insuficiência da rede de comunicações e da lentidão que causa na sua utilização e não do próprio sistema». A detecção destas falhas aconteceu quando ainda não tinha havido lugar à transferência electrónica de mais de 3,2 milhões de documentos e 20 milhões de actos processuais, como aquela a que a radical reorganização do mapa judiciário obrigou.

Uma vez mais, Paula Teixeira da Cruz ignorou os avisos que lhe chegavam, desdobrando-se, de resto, em intervenções e entrevistas a garantir que os novos tribunais estariam em funcionamento no dia 1 de Setembro, enquanto se vangloriava de que «há 200 anos que não se fazia uma reforma» na Justiça.

Os resultados estão à vista. Os tribunais estão paralisados. Haverá, de acordo com as notícias divulgadas, milhares de processos em risco de prescrição.

Estamos, assim, neste pé: depois de um órgão de soberania (Governo) ter metido no bolso outro órgão de soberania (Presidente da República), decidiu paralisar mais um órgão de soberania (Tribunais). Ninguém assume as responsabilidades políticas, demitindo-se?

8 comentários :

Anónimo disse...

Tudo normal neste ingoverno. A miss Swaaps também só descobriu os swapps que andou a fazer na REFER quase dois anos depois. Vão ver que a culpa continua a ser do Sócrates!

Anónimo disse...

Demitiu-se o Paulo Bento. Não chega?

Anónimo disse...

Lamento o que vou dizer, mas tem de ser dito: conheço Paula Teixeira da Cruz desde os bancos da universidade. Pouco inteligente, era de uma arrogância sem limites, de uma vaidade insuportável. O tempo não a mudou para melhor e o poder adquirido nas manigâncias do partido fizeram dela uma completa besta quadrada, sem respeito por ninguém. É o povo que sustenta este governo miserável, é o povo quem tem de correr com ele, nem que seja à pedrada.

Anónimo disse...

não é negligência nem incompetência mas sabotagem, não vivemos tempos normais.

arebelo disse...

É no mínimo injusto dizer que a loira é pouco inteligente.Lembro que foi ela quem afirmou ao país que tinha entendido perfeitamente a explicação entaramelada do Cavaco quando da famigerada intentona das escutas a Belém qua a distraida magistratura deixou passar o que foi uma clara tentativa de golpe de Estado.Algaravia cavacal que ninguém entendeu e como se viu a começar pelo proprio!E na altura até houve quem salientasse que a "coisa" havia desmontado a calúnia das loiras burras|

james disse...

Uma inimputável.

Anónimo disse...

Com aquela arrogância que a caracteriza conseguiu suspender o Estado de Direito

Cabresto disse...



E como é que uma cabra burra mete assim no bolso uma Nação "valente" e "imortal"?