quarta-feira, setembro 10, 2014

Guterres e Sócrates não alimentaram e incentivaram
regionalismos provincianos contra Lisboa
para serem primeiros-ministros de Portugal


• Pedro Nuno Santos, Dividir é outra coisa:
    «Pode um líder do Partido Socialista que alimenta e incentiva regionalismos provincianos contra Lisboa ser primeiro-ministro de Portugal? A resposta é óbvia – não. Um líder não incentiva a divisão entre portugueses, um líder une os portuguese e mobiliza-os para, com mais força, poderem enfrentar os desafios, muitos deles internacionais, que se colocam a Portugal. Uma coisa é defender a descentralização da decisão política nacional, no quadro de um programa político, outra completamente diferente é promover o ataque ao que vem de Lisboa. Compreende-se esta tendência para o populismo quando o adversário é presidente da Câmara Municipal de Lisboa mas, como diz o próprio António José Seguro, “em política não pode valer tudo”. O objetivo deste discurso contra a capital é explorar o sentimento de que são sempre os mesmos a governar e sempre contra o resto do país, em jeito de vitimização, com afirmações como “é discriminado na política nacional quem vier do interior”.

    Mas a realidade desmente este mito – o Partido Socialista teve três primeiros-ministros e dois deles vieram do interior. António Guterres e José Sócrates, dois dos mais importantes líderes políticos nacionais, cada um deles à frente do governo português por seis anos, são do distrito de António José Seguro – Castelo Branco. Quando elegemos a vitimização como principal fundamento é porque, no fundo, sabemos que esse é o nosso melhor argumento. Só que o que está em causa nas primárias socialistas é a escolha daquele que está em melhores condições para ganhar eleições e governar Portugal. Em democracia, nos processos eleitorais, os portugueses não se dividem, fazem apenas as suas legítimas escolhas. Dentro dos partidos acontece o mesmo. Dividir é outra coisa diferente – é aquilo que se faz quando se põe uma parte do país contra a outra

7 comentários :

Anónimo disse...

Estou aterrada com Seguro. Nunca pensei que fosse tão mau para o partido e para Portugal, caso venha a ganhar esta batalha!
É imperioso votar Costa.
G.

Rukka disse...

Também eu queria votar Costa mas, infelizmente, não me consigo inscrever.
Desde ontem ao final do debate, achei que também eu tinha que votar porque este indivíduo é muito Relvas, e por isso ha que ter cuidado. Mas ainda espero o mail de resposta. Alguém me pode ajudar?
obrigado

Anónimo disse...

António Manuel de Oliveira Guterres GCC (Santos-o-Velho, Lisboa, 30 de abril de 1949) é um engenheiro e político português. [Wikipédia]

Anónimo disse...

O rapazola é mesmo perigoso! Aldrabão, desonesto....traidor, ele sim, quando aplaudiu sozinho na bancada do PS o discurso do Cavaco, contra Socrates! Traidor é ele quando fingiu nestes três anos de maioria de direita, que fazia oposição, deixando passar todas as medidas contra os funcionarios publicos e pensionistas. Ele que quis punir deputados que pediram a fiscalização preventiva do OE, porque ele e a sua direcção assumiram uma "abstenção violenta"!!!! Coitado do rapazola, armando-se em vítima. Invocando a tradição do partido, mas n repara, este ceguinho tolo, que todos os historicos lideres do PS estão com Antonio Costa! Estarão todos enganados e que se recusam por uma obstinada razão doentia a ver as qualidades do rapaz de Penamacor? Será que a maioria dos presidentes das federeções, das concelhias...a maioria dos Presidentes de Câmara ensandeceram? Ou Seguro nem repara, tão desesperado se manifesta, que ao acusar Costa de traição e deslealdade está a ofender todos essas figuras que construiram e fizeram a historia do PS? Está a ofender-me a mim e a milhoes de pessoas q n sendo militantes do partido, sao eleitores com os mesmo direitos de cidadania que ele proprio? Seja sério para merecer ter algum respeito dos eleitores! E se ganhar nao conte comigo nem com o meu voto numas proximas legislativas, porque eu n me revejo em pessoas intelectualmente desonestas e sem um minimo de elevação cívica e politica.Sem um pingo e solidariedade com o passado do partido e os seus lideres. Cresça e ...desapareça!A bem do PS e do País!

Anónimo disse...

Rukka
Eu também tive o mesmo problema e a solução foi abrir um novo email (no Gmail) e então com esse novo email já me inscrevi correctamente.
Cheguei à conclusão que quem tiver email da iol (que era o que tinha antes) não se consegue inscrever online.

UC

Anónimo disse...

Seguro esteve como tem estado sempre: um badalhoco sem princípios éticos, deitando mão de TUDO para ganhar o poleiro. Porque, para este falsário, a política é um poleiro.Hipócrita.

Anónimo disse...

O Guterres nasceu em Lisboa, na freg. Santos - O - Velho, por sinal é a minha freg. - Os Pais, é que são do interior.

Zé da Adega