segunda-feira, setembro 29, 2014

O dia um do ano eleitoral

• José Pacheco Pereira, O dia um do ano eleitoral:
    «1. Hoje começa o ano eleitoral de 2015. O PS passou a partido de oposição.

    2. Porque é que eu digo que o PS não tem sido um partido de oposição, mesmo apesar do radicalismo verbal do seu antigo secretário-geral? Por coisas como esta: na última semana antes das eleições primárias, houve um encontro secreto entre o secretário-geral da UGT e o primeiro-ministro. Segundo diz o oráculo governamental, Passos Coelho convenceu o secretário-geral da UGT a aceitar o acordo sobre o salário mínimo. Tudo quanto é ministro, do primeiro ao último, incluindo o ministro-viajante Paulo Portas foi lá à concertação social (que eles desprezam todos os dias, a não ser quando têm a UGT no bolso) para marcar a grande vitória do governo. As fontes do governo diziam que era fundamental haver um acordo antes do final do processo eleitoral no PS. Percebe-se porquê. O secretário-geral da UGT é um dos principais executantes da política de Seguro, de que foi um dos mais activos apoiantes, prestou-se ao timing propagandístico do governo e à substância de um acordo que fragiliza a segurança social, a mesma que o governo usa como pretexto para as suas previsões neo-malthusianas. É mais um exemplo do que aconteceu nos últimos três anos. (…)»

9 comentários :

Fernando Romano disse...

Confesso que tenho uma relação de amor e ódio com JPPereira. Mas foi o melhor escrito que li hoje sobre as primárias de ontem. E li vários jornais. Tem razão
quando escreve (no mesmo artigo) que "a campanha teve vida, sangue, suor e lágrimas. A campanha foi confrontacional e isso foi positivo e muito eficaz" e também quando escreve que "o PS teve uma das poucas vitórias junto da opinião dos portugueses que é de índole político-partidária".

Sobre o actual Secretário Geral da UGT, espera-se que tome a decisão de se demitir. Dar lugar a outro. Ele e João Proença averbaram uma derrota humilhante aos olhos dos trabalhadores portugueses.

Era um jovem já maduro no 25 de Abril, mas confesso que tive ontem talvez a mais bela lição de democracia dada por muitas dezenas de milhares de portugueses, a juntar à que foi dada pelos portuenses nas últimas autárquicas(2013).

A frase do dia na imprensa é do editorialista do Público de hoje:
"A força da participação e a consciência cívica dos portugueses emergiram como há muito não se via, sendo, até, comovente olhar para as extensas filas em tantas mesas de voto". Eu comovi-me.

Estou convicto que António Costa vai corresponder às expetativas. Foi uma grande vitória!

Mas não tenhamos receio de dizer que José Sócrates foi também um dos vencedores.

Estou muito feliz com a sua vitória. Não há palavras...


Pai responsável disse...



O "guverno" de Passos Coelho/Portas/Seguro (o "menistro dah opusissão") sofreu ontem o mais rude golpe de toda a sua existência.


O Futuro de Portugal recomeçou!

Anónimo disse...

O secretário-geral da UGT é um dos principais executantes da política de Seguro, de que foi um dos mais activos apoiantes, prestou-se ao timing propagandístico do governo e à substância de um acordo que fragiliza a segurança social. De futuro vou gostar de ver qual a relação que este senhor vai ter com este “novo PS de António Costa.”

Anónimo disse...

Pouca sorte a da UGT, já vai em dois secretários gerais que são umas nódoas, uns autênticos
capachos do governo. Assim não vamos lá. é preciso pôr estes dois maraus a andar.

Anónimo disse...

A UGT sempre foi isto. Vcs criticam que a CGTP é uma correia do PCP mas querem que a UGT seja uma correia do PS!!! A UGT é uma correia do situacionismo da política de direita. Abrirem sempre as portas à política da direita, com PSD ou PS no governo.

Anónimo disse...

Votei no mercado da Ajuda. Tal como o Fernando Romano fiquei emocionada com a quantidade de votantes. Ontem senti novamente orgulho de ser do PS!
Parabéns A.Costa. ( claro que Sócrates também é vitorioso)

Zé de Faro disse...

Todo o rosto do secretário geral da UGT, parado ou em movimento,é um inevitável cartão do cidadão: não tem dignidade.Onde ele põe o olhar, deixa as impressões digitais do pequeno oportunista.Menino, vai mais um pratinho de lentilhas?Ah, não queres!Metam-lhe lá no bolso os DOZE DINHEIROS.

Anónimo disse...

Neste 'post' do Pacheco Pereira há um pormenor( pormaior , do meu ponto de vista)que é a referência que ele faz ao que Marques Mendes divulgou no seu espaço semanal , no último Sábado,sobre a reunião secreta entre Passos e o l´der da UGT para conseguir que o acordo sobre o ordenado mínimo fosse conseguido antes das eleições primárias no PS, exactamente por se temer que Seguro perdesse e que veio a acontecer. Ora isto é muito sintomático do que pode ter passado durante 3 anos entre Passos e Seguro: muitas reuniões secretas para apoiar as medidas do Governo.
(Como é que ninguém fala deste almoço secreto com a UGT? Medo dos senhores dos sindicatos?)

Olimpico disse...

Mais uma vez se provou que os "lideres" da UGT e CGTP, sendo dirigentes partidários, fazem sempre o jogo dos partidos.

UGt: Carlos Silva (pS/Seguro) a negociação do salario minimo foi humilhante para os trabalhadores. Até meteu conversas secretas com Passos Coelho.O homem da voz grossa, acaba sempre a falar fininho....

CGTP:Armenio (PCP) Em linha com o que jeronimo afirmou: "As primarias do PS, foram uma farsa" ARMENIO, ontem, ainda Costa não sendo lider do Ps, mas já começou a fazer exigências.

Os trabalhadores têm que correr com esta gente da liderança dos sindicatos.ou vão continuar a ser traídos.