terça-feira, outubro 28, 2014

Os dias do fim

• Mário Soares, O petróleo em queda:
    «(…) a grande maioria dos portugueses, de todas as profissões, ricos e pobres, e mesmo da classe média, que está a desaparecer, estão contra o governo. Ninguém de boa-fé o tolera. Há ministros que revelam ser incapazes - como são os caso do da Educação, da Justiça, da Defesa, da Saúde e de alguns mais. Não vale a pena continuar. Os dois primeiros citados são inaceitáveis. Ninguém os leva a sério. No entanto, mesmo no caso da Educação e da Justiça, que terão querido demitir-se, Passos Coelho quis que ficassem. Porquê? Ninguém o pode explicar. Talvez porque o primeiro-ministro saiba que não pode durar muito tempo, não chegará a uns meses e acha que não vale a pena. As vaias a que é submetido todos os dias, ouve-as como se não fosse nada com ele...

    Deve ser o mesmo juízo que fazem o Presidente da República e o inqualificável presidente do Banco de Portugal. É certo que todos têm culpas no cartório e vão acabar mal... Mas Portugal está infelizmente a ficar cada vez pior. (…)»

3 comentários :

Pedro Carrilho disse...

A troika, que de facto não passa de um cavalo de tróia para nos endividar mais com juros e alienação compulsiva de empresas que davam lucro ao estado (CTT, etc.), nunca deveria ter sido permitida cá nos moldes em que foi, a UE deveria, por si só, ter assumido o ónus da ajuda a Portugal, com juros simbólicos, pois se queremos uma UE a sério, esta não pode tratar um dos seus estados como se este fosse um pária, sendo que certamente não vemos nos us o fmi a emprestar dinheiro a um estado deles, e têm lá alguns falidos como a califórnis,por isso são uma verdadeira união de facto, basta ir à reserva federal e imprimir verdinhas,isto enquanto o sistema monetário internacional girar à volta deste papel comercial que já não tem sustentabilidade financeira nenhuma,mas que enquanto os países forem obrigados a comprar petróleo com essa moeda,vai continuar a ditar a sua lei, por isso ou a UE, de uma vez por todas assume o que quer e coloca o Banco Central a ajudar as economias europeias através da compra de dívida pública sem juros predadores, ou estas falsas questinculas entre norte e sul da europa ditarão, mais cedo do que mais tarde certamente, a sua morte anunciada. Cmprts, Pedro Carrilho

Anónimo disse...

A queda do petróleo é um bluff da América, que procura atingir a Rússia e o Irão.
Quem para já apanha por tabela é a Venezuela, o Brasil, Angola, a Nigéria...
E a própria América não está isenta de vir a apanhar também.

Guilherme Proença disse...

Apontamento. Todos os que agora criticam Durão Barroso, incluindo muita direita, esqueceram a frase de Mário Soares de há 10 anos, o que é uma pena: "se o Durão Barroso não é bom para Portugal, não será bom para a Europa".
O problema com os velhos é que nós nunca sabemos quando é que eles estão gagás — aos 60, aos 70, aos 80, aos 90 ? E alguns, como Soares, nunca estarão gagás!