terça-feira, outubro 14, 2014

Um mentiroso é um mentiroso

O Governo de Passos & Portas nunca conseguiu, apesar (e por causa) da brutal austeridade imposta, cumprir os défices orçamentais acordados com a troika. Foi preciso, por isso, esticar, ano após ano, as metas.

Mas, hoje, Passos Coelho veio gabar-se do défice que o Governo estima para 2015, afirmando que é a «primeira vez» que ficará abaixo dos 3%. Para além de pretender disfarçar que a previsão dos estarolas falha a meta negociada com Bruxelas, o que importa observar é que o alegado primeiro-ministro não hesita em mentir com quantos dentes tem.

Com efeito, convém avivar a memória de Passos Coelho. Em 2008, o défice foi de 2,6% — logo, inferior a 3%, quando o défice orçamental herdado pelo Governo do PS em 2005 havia sido de 6,83%. O défice atingido em 2008 foi, na realidade, o valor mais baixo conseguido desde Abril de 1974.

Há uma razão muito forte para Passos Coelho conduzir a opinião pública a concentrar a atenção na previsão do défice orçamental de 2015. É que o défice de 2014 pode vir a ser a cereja em cima de um bolo em acelerada decomposição: segundo a própria Comissão Europeia, o défice deste ano «pode subir para 7,5% do PIB com SEC2010 [novo sistema europeu de contas] e 10% do PIB com SEC95» — estimativa que a UTAO já tinha avançado. E é aqui que a porca torce o rabo (já muito torcido, de resto).

10 comentários :

ignatz disse...

um aldrabão que diz o que lhe vem à mona sem pensar nas consequências de ser primeiro ministro. já que não se demite, nem correm com o bicho, seria aconselhável e de bom tom que nos poupassem estas baboseiras do parvalhão.

Morgado De Basto disse...


O sujeitinho em apreço,é o espelho de um pobre País que definha,definha,definha...e não acontece nada.

Que porcaria de gente nos calhou em sorte.Será que merecemos isto?(...)

Anónimo disse...

e para este ano ele será de 10% de acordo com os critérios pré-2011!

Anónimo disse...

Aldrabão mentiroso esse coelho rafeiro e a CS cala-se

Anónimo disse...

Grande pé e grande orelha sinal que é grande besta

james disse...

E ainda este fulano fala que é contra o fundamentalismo orçamental.

É preciso ter topete.

arebelo disse...

O facto é que o jornaleirismo a soldo continua a dar~lhe cobertura nos dislates e mentirolas,sem jamais as contestar e quanto às entrevistas,só questões previamente combinadas e se muito por acaso aparece algo fora do "contexto"ou não há resposta ou há um apagão.Onde para o imbecil que balia na AR em desespero por uma "claustrofobia democrática"?Segundo sei muito bem pago em Bruxelas .

Evaristo Ferreira disse...

O ainda Primeiro Passo Coelho é o que é: um mentiroso compulsivo. Mentir, para ele, é alimentar o seu acervo de fraudes e insídia. Não foi ele que se autoproclamou, a sai e aos seus lacaios, como "gente honrada"?

Tísico disse...



Mas, a Oposição? Onde é que anda a Oposição?? ALGUÉM OUVE O PS???

james disse...

Fico a saber que a foto oficial de Cavaco foi alterada no seu segundo mandato...