sexta-feira, novembro 14, 2014

Que está subentendido, em termos fiscais, na arruaça do Alvarinho?

Município de Lisboa fixou as taxas mais baixas de IRS e IMI na região de Lisboa

António Pires de Lima disse ontem e reafirmou hoje que ninguém pediu um centro de congressos em Lisboa. O Alvarinho volta a tropeçar na realidade. Com efeito, essa atabalhoada declaração não só revela que desconhece o Plano Estratégico para o Turismo na Região de Lisboa 2015-2019 como também mostra que esta criatura nem o seu ajudante Mesquita Nunes consulta.

Com efeito, o plano estratégico aposta na indústria dos congressos para continuar a desenvolver o turismo na Região de Lisboa. Para isso, prevê a construção de um centro de congressos (o que permitiria, de resto, a reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes).

Ora, tendo em conta que:
    • Os hoteleiros estão agora a ser pressionados pelo Governo para não contribuírem para este projecto, de que seriam os primeiros beneficiários,
    • O Município de Lisboa está condicionado pelas regras do endividamento impostas pelos estarolas,
    • Os fundos estruturais não podem ser utilizados, dado que a região de Lisboa tem um nível de riqueza que a torna «não elegível»,

Cabe perguntar:
    É preferível taxar os turistas em um euro ou deveria a Câmara de Lisboa seguir a opção do Governo, agravando o IRS e o IMI dos munícipes, já que decidiu prescindir de parte da receita destes impostos (como a infografia acima demonstra)?

O Alvarinho, que está há pouco mais de um ano no Governo, quer agora surgir como o grande paladino do turismo da capital, quando este sector vem a crescer em Lisboa 6% em média por ano desde 2009. Estamos perante uma «campanha eleitoral mesquinha», como até a malograda Dr.ª Manuela foi capaz de reconhecer.

3 comentários :

Anónimo disse...

Porreiro, Lisboa vai ter um centro de congressos, como qualquer cidadezinha de província. Que útil e bom. E pq não mais rotundas e pavilhões gimno-desportivos?

Rosa disse...


A linguagem fria, não demagógica e precisa dos números...não conheço outra...

Taberneiro (e ex-Fuzileiro na Guiné) disse...



Quando é que este BÊBADO leva um pontapé no cu que o cuspa para fora desta taberna?


E quando é que o alarve das 10:53 de Sábado vai ressacar do pontapé-na-cona que tomou para a PUTA QUE O PARIU??