terça-feira, novembro 25, 2014

Um tratado concebido para não ser cumprido

Vale a pena dar atenção a este post de José M. Castro Caldas sobre o Tratado Orçamental. Eis uma passagem:
    «O Tratado Orçamental, como todos sabem, contém cláusulas - particularmente a que obriga a reduzir a dívida pública a 60% do PIB em vinte anos - que não podem ser cumpridas. O que o artigo 5º do tratado sugere é que, a exemplo de outros tratados impostos no passado a países militarmente derrotados e ocupados, este tratado foi escrito precisamente para ser incumprido de forma a perpetuar a sujeição de alguns países aos poderes hegemónicos.»
Às vezes, há coisas que estão sob os nossos olhos e que, com a confusão à nossa volta, não as vemos.

6 comentários :

james disse...

O A. José Seguro e o Eurico Dias não deram por isto?

Anónimo disse...

e quem assinou essa treta?

e quem alertou contra? PCP e BE.

Anónimo disse...

Assassinaram politicamente o melhor primeiro ministro de Portugal, aquele que tudo fez para impedir a vinda da troika, incluindo um acordo co PPCoelho, e aquele que nada fez para por em causa contracto social de um povo trabalhador e sofrido, que merece respeito, um acordo que equilibrava o capitalismo em Portugal. Montaram e serviram uma guerra de rapina internacional, e agora lançaram mais uma guerra suja. Humilharam, silenciaram, prendera e irradiaram para Évora, um cidadão notável deste pais em nome da justiça. Como se de um perigoso criminoso se tratasse, e não de um homem do seu tempo, um homem de visão e causas, um tempo perigoso que exige coragem, resistência e sabedoria. Os que desdenham uma população triste e empobrecida, os que só esmifram este povo e vivem o poder como uma espada do mal, decretaram a morte civil de um lutador pela democracia e de um servidor da causa publica. Com erros? Talvez, não sabemos. Mas quem vilipendia e atira as pedras? 2.500.000 pessoas votaram em José Sócrates. Gente adulta. de muitos quadrantes. Vamos escrever cartas a José Sócrates e vamos exigir que lhas entreguem - mesmo depois de violadas? nada temos a esconder e temos muito a dizer.

Anónimo disse...

Caso Sócrates
Mário Soares não considera que prisão de Sócrates seja um momento difícil para o PS

Carrega PS

Anónimo disse...

Se tem de haver tratado orçamental (porquê? A UE não deveria ser uma união de regiões independentes, autónomas?), então que haja outro. Este tratado orçamental é um autêntico garrote ideológico com repercussões no social, económico e político.

È necessário outro tratado orçamental, de forma a que se adeque à Democracia. O tratado orçamental presente, é próprio de ditaduras.

Manuel Galvão disse...

O tratado de Versailles acabou em mais guerra. Que por sua vez terminou com a segunda invasão do continente europeu pelo exército americano (de mão dada com os bifes...), que vieram cá sacar o petróleo do norte de áfrica e os melhores cientistas de Hitler, que por sinal eram judeus...
A história do século XX anda a ser muito mal contada.