sábado, dezembro 27, 2014

A REGENERAÇÃO E O REI-JUIZ

Hoje no Expresso
Clique na imagem para a ampliar

21 comentários :

Anónimo disse...


Isto podia e devia ser dito pelo PS. Sem medos.

António dos Santos disse...

Estão documentadas as razões para
que os politícos assumam as suas
reponsabilidades! Não colhe, dizer
que a Justiça é com a Justiça pois
quem legisla é a A.R.!
Senão, é caso para dizer; Deus nos
livre desta inqusição!!!

jose neves disse...

Também vi-ouvi a morgado avançar com tais ideias de venalidade dos políticos para propagandear a ideia do poder dos 'magistrados honestos'.
Uma ideia manhosa que esconde a muito maior possibilidade de que uma vez de posse do poder sem suporte eleitoral os tais "honestos magistrados" se tornarem mil vezes mais corruptos do os actuais políticos. Além de que quem está lançando na lama políticos sérios e honestos enquanto encobrem os verdadeiramente corruptos são precisamente magistrados auto-intitulados de sérios e honestos.
Se, com a legitimação eleitoral e sujeitos temporalmente a relegitimação há corrupção o que não seria um juiz-rei que não respondesse perante o povo em eleições democráticas?
Parece que à dona morgado a tal ideia, acima citada, que constava da discussão do congresso dos magistrados, repimpada e altamente patrocinada pelo BES em Vila Moura aos senhores e senhoras, dizia, parece que tal ideia também já subiu à cabecinha loura da morgado.
E lembrar-me eu que, na noite da prisão dos mrpp pelos Comandos da Amadora, andei pela Av. Alvares Cabral a enganar os condutores das chaimites acerca de onde se escondiam os jovens enquanto os pcp andava a denunciá-los e a pedir para os prenderem todos. E mais tarde participei em manifs pela libertação dos mrpp entre os quais estavam a morgado e o futuro marido.
A senhora leva o mesmo caminho de quase todos a quem a democracia obrigou a ser "democratas" mas a quem o totalitarismo nunca lhes saiu do pensamento como ideologia.

Olimpico disse...

Fiquei imensamente surpreendido, com as afirmações da procuradora Morgado, tinha-a como uma mulher de coragem e com pensamento democrático. Depois de a ouvir, recuei para o século passado!! Espero tenha sido um mau momento, não o pronuncio de algo que os Portugueses terão quecse opor.

NB:Gostei da posição do Coronel SOUSA CASTRO, ( militar de Abril, Grupo dos Nove ) sua página no FA, sobre esta "gafe" da Procuradora.






Anónimo disse...

Fiquei chocada com a Morgado. Como é possivel?
As ideias de Hitler estão a voltar?

Anónimo disse...

Há dias vi um filme sobre o Apartheid e o jornalista americano interrogava: mas está preso na base de suspeitas?
E pensei como era com a Inquisição e como era com o fascismo quando as pessoas eram presas sem saberem porquê.
Isso inquieta-me mas apesar de tudo acredito que estamos no limiar de um novo tempo que temos de ganhar onde se conviva em paz e no respeito sem o abuso da suspeição.
Temos de eliminar todos os sistemas que estão podres e cheiram mal, muito mal e isso só se consegue acabando com o capitalismo e com a exploração do homem pelo homem.

Anónimo disse...

Dão-me que pensar os comentários que se dizem surpreendidos ou chocados com as declarações de MJMorgado! Deve ser a tão conhecida dificuldade em ver o óbvio bem ilustrada na historieta do "rei-vai-nú"! MJMorgado tem sido apenas mais um dos muitos magistrados que não se inibem de se deixar fotografar à saciedade para as revistas de referência. Essa falha de sobriedade pessoal no exercicio de um cargo que se devia pautar pela discrição, essa necessidade de publicitar a sua visão do mundo, devia bastar-nos para concluir que a propalada independência e isensão de juizes e magistrados é uma bonito desejo mas que não tem qualquer aderência à realidade.

MR

Anónimo disse...

Dão-me que pensar os comentários que se dizem surpreendidos ou chocados com as declarações de MJMorgado! Deve ser a tão conhecida dificuldade em ver o óbvio bem ilustrada na historieta do "rei-vai-nú"! MJMorgado tem sido apenas mais um dos muitos magistrados que não se inibem de se deixar fotografar à saciedade para as revistas de referência. Essa falha de sobriedade pessoal no exercicio de um cargo que se devia pautar pela discrição, essa necessidade de publicitar a sua visão do mundo, devia bastar-nos para concluir que a propalada independência e isensão de juizes e magistrados é uma bonito desejo mas que não tem qualquer aderência à realidade.

MR

Anónimo disse...

... e isto vai de encontro à próxima eleição para PR .
...e se a direta arranjasse um juiz qualquer para candidato ?
O desespero e ambição desmedida quando combinados poderá fazer-nos regredir às primeiras décadas do seculo passado.

Anónimo disse...

Boa digressão José Neves. Mas a questão fica incompleta. Porque é que a Morgado tem tamanho à vontade? Não será porque o PS se demitiu totalmente da defesa tanto de Socrates como do estado de direito? Um partido como o PS não pode ficar preso à merceria eleitoral quando vozes destas se levantam. Até hoje Costa tem sido, embora num plano ligeiramente diferente - o da década-, o mesmo q Seguro.Sem tirar nem pôr. A prisão de Sócrates foi o corolário da filha da putice que foi construída no espaço publico e que criou o à vontade para o prender sem ter uma unica voz que o defendesse de retintas mentiras.Além de lamentos de ocasião e visitas domingueiras o PS ainda não conseguiu actuar no espaço público como devia. Temo q Costa seja demasiado parecido com o sevandija do irmão. Um alto indice de limiar a par de um pragmatismo cobarde.

Anónimo disse...

Por muita que seja a tentação e por muito legítima que seja, não façam aquilo que a direita quer que vocês façam.

Ajudem António Costa a gerir a situação, que ele está a fazê-lo de forma correcta. Não se deixem tentar e por favor, não façam aquilo que a direita quer que vocês façam.

Com o tempo, tudo se saberá. Eu também quero que a inocência de Sócrates seja provada. Mas eu próprio tenho de admitir a possibilidade de José Sócrates ser culpado dos crimes de que é suspeito.

Da mesma forma, que também suspeito que a Justiça possa estar a ser instrumentalizada para ganho político.

De qualquer das formas, tudo se saberá com o tempo. Se a prisão e o aparato foi injusto, HAVERÃO CONSEQUÊNCIAS, quer se prova a culpa ou inocência de Sócrates.

Mas por favor, não caiam na armadilha que a direita vos armou. Ajudem António Costa a gerir a situação como ele está a gerir. É difícil, é cruel, é verdade. Mas tem de ser assim. Não percam a cabeça, não agora.

Calma e serenidade. A Justiça será cumprida. Quem fez mal, será punido. Quem estiver a ser tratado de forma injusta, será compensado e verá o seu nome limpo.

Anónimo disse...

"Eles" oferecem poder, riqueza e notariedade. "Eles" quem? Mais à frente isso vai ter um preço. Sacrificar a liberdade, a imagem e dignidade para levar o PS, o seu partido, (!) a perder as eleições. Puxaram o tapete ao AJS, estenderam a passadeira ao AC e logo lhe puseram a "batata quente", o amigo, nos braços. Quando e se o PS perder a eleições, logo a pressão da justiça sobre o inquilino do "44" vai abrandar. PS ou PSD qual diferença? Se os dossiers não mudarem de mãos tudo se torna mais fácil no caminho do objectivo que Daniel Estulin "pdf" nos revela. A passagem do testemunho de SL para JS começou em Milão em 2004. Outra forma de ver as coisas - procurar a lógica para o porquê de certos actos de "governação" e não lançar opiniões, bem elaboradas, mas sem suporte e fundamento. Sá Carneiro não não tinha a minha admiração, mas era patriota. "Operação Marquês" terá algo a ver com Monarquia - Escravo Monarca, é preciso saber o que é. Aprove Sr. autor do Blogue. http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?p=33150

Anónimo disse...

Anónimo das 12:37 essa sua é que é a logica que convem à direita e foi à conta dessa miseravel mentalidade de andar aos caídos de uma qualquer santa providência que a situação chegou ao que chegou. A falta de actuação do PS no espaço publico é vergonhosa. Se tiver q ir para a luta em defesa da liberdade e o estado de direito, seja. É esse principalmnete o medo da direita porque sabe que perde. Se assim não for tudo fica na mesma.Com a subida ao poder do Costa e a necessidade de agradar (como repete assíduamente)ao status quo e talvez por razões idiossincraticas temer o conflito temos q o conjunto dos poderes ficam todos à direita: Media, justiça, Finança. Para o efeito o voto não vale nada.
De qualquer forma esse cinismo em mim não vence, se o PS julga que conta com o voto de muitos para ir para o poder de um modo salazarento e silencioso, talvez se engane.
Ó Costa quando é q vais visitar o Homem? O Natal era de 2014 ou de 2015? Põe-te a penates cobardolas.
E o Jorge Sampaio, outro tremeliques de falas mansas q a direita mete num bolso, basta darem-lhe uma sinecura um palco ao lado do Balsemão e uma caixa de lenços de papel à audiência. Um presidente mexicano.

Anónimo disse...

Apoio A.C. mas tudo tem um limite.
Agora uma pergunta; porque razão o Seguro não fala?
Será que está comprometido?

Dá que pensar.......

Olimpico disse...

Concordo com o anónimo de 28, 12, 37, sem que admita, que a justiça tentava a todo o custo,"apanhar" Socrates,consegui e até escolheu o momento para desencadear a "operação"
Tenho menos dúvidas que certezas, que os "amigos" de Socrates estariam informados do que se estava a prepara
( PR, Governo e os amigos de Seguro)
Recordo aqui, que os Negocios, foram o tema de campanha das diretas, atiradas contra Costa, que permitui dar grandes esperanças de vitoria ao Zé.
António Costa apoiado por muitos simpatizantes como eu, chegou à vitória, agora, é necessário muita serenidade e inteligência, por que direita,mais PCP e os outros aguardam o que muitas aqui defendem....
Sócrates tem a minha Solidariedade, contra todas as "manobras",e a humilhação a que o sujeitaram. Mas esta solidariedade acabará se conseguirem provar a sua culpa.

José de Faro disse...

Há duas figuras da República que merecem o meu respeito incondicional: Mário Soares e José Sócrates. O PS de Seguro era um partido de junta de freguesia. O PS de António Costa para lá caminha. A extrema direita portuguesa que prendeu José Sócrates, agradece, ao atual PS,a sua figura de meninos vestidos de bibinho.

Zé de Faro disse...

Oh António Costa,não seria melhor levares uma transfusão de sangue?

Anónimo disse...

Coitada, intelectualmente, da Maria José Morgado.Uma sopeira cultural.Para quem se deleitava a cada frase do Livro Vermelho, não está nada mal defender o darwinismo social.Aí está ela, ela e os seus colegas fascizantes de profissão, a se assumirem como agentes da purificação política, colocando no topo da hierarquia os reis filósofos, os senhores magistrados.Julgará a senhora, que o povo português, o povo que fez o 25 de Abril,ficará em estado de passividade, face ao triunfo dos porcos?

Anónimo disse...

A Zé Morgado é pura e simplesmente uma caricatura dos anos 60-70, até na maquilhagem e na vestimenta de saia comprida, design pseudo-diferenciado à ana salazar. Tudo estudado para dar um ar neo-realista. As vezes até aparece com o ombro à mostra, a puxar à sustância, do estilo moura guedes.
É apenas da uma fanática dedicada em exclusivo à sua missão, que tem de si própria a opinião de ser uma virtuosa mártir da justiça e da verdade. Vai limpar a sociedade do mal. Começou em 2014, finalmente, a carburar ao máximo. Só lhe faltam os meios informáticos, coitadinha, que os humanos, mesmo mal pagos, até andam cheios de motivação moral. Do mais puro espirito maoista.Ela e o marido representam basicamente dois radicais estalinistas reconvertidos e normalizados pela força da vida e dos próprios fracassos. Ela, uma burocrata quando militava, foi naturalmente para a justiça militante, sua vocação. Tal como o Carlinhos Alexandre. Tal como ele, fez-se uma rata de aparelho, iluminada e até certa altura cautelosamente recatada, pois não tinha poder que chegasse, mas they came out!... sempre prontos para a comunicação social, pois sem re-construir a imagem mitológica nenhum lugar de poder burocrático seria possível. Já o Zé Luis, dez anos mais velho que a esposa, cheio de currículo e de uma inteligência fulgurante, foi naturalmente debitar sobre um ramo do direito bastante conveniente, que dá acesso ao meio do dinheiro, poder e influencia no Estado - o direito fiscal. Funcionário publico, posicionado como perito, colocou-se num lugarzinho universitário e como funcionário das finanças. E como em terra de cegos ... ele lá foi ganhando uns dinheiritos jeitosos nas horas vagas,a dar pareceres de planeamento fiscal, enquanto se divertia com causas como fustigar na concorrência, nuns colegas vigaristas do stablisment ( e ele há tantos)desde logo na espertalhona Cardona e no zarolho Medina Carreira, e claro sempre o cromo de estimação, o Dr.Petisca. Sim, no meio disso, os dois diziam e faziam uma coisas certas, pois o mundo não é a preto e branco. Mas, como gente possuída de uma visão parola do capitalismo e do Estado, sempre diabolizaram a corrupção pequena e média - "a corrupção esta só no estado, pois a privada é legitima, ... e a pior corrupção está nas camaras municipais, nos licenciamentos (casa na Ericeira!) e na gente do Partido Socialista que só se baseia nos lugares do estado", continua a ser a tese da Senhora, para quem a quer ouvir. Uma caricatura. Só um cego é que não vê e só um incauto se admira com as reveladas posições da MIZÉ. Credo!

Anónimo disse...

Finalmente, com os tristes acontecimentos do processo José Sócrates e com todo o trauma que este provoca na sociedade, começa a haver uma discussão de fundo (ainda tímida) sobre o estado da Justiça, a sua impunidade e pretensa superioridade institucional e moral, coberta pêlos políticos cobardes com a capa da "apoliticidade" e outros conceitos absurdos e mistificatórios. O que verificámos é haver uma função de soberania à solta, sem controlo democrático, com a comunicação social populista a olear-lhes os caminhos ínvios. O que temos pela frente é um aparelho disfuncional e inimputável, formado por corpos corporativos dirigidos por gente vingativa ao máximo, que encontraram no actual caldo politico o campo para servir um justicialismo sinistro. Alvos escolhidos a dedo, omissões e protelamentos cirúrgicos, vitimas de perseguições e condenações exemplares, métodos à margem da lei. Justicialismo que converge quando lhes é dado poder: numa Joana Marques Vidal, de boa cepa,num Juiz Carlos Alexandre, super-homem da instrução criminal, numa Maria José Morgado, procuradora messiânica e já ridicula, chefe de uma equipa da boa-vontade. Uma ministra radical, maluca e caótica. Todos juntos nas rédeas do comando, assim tornados perigosos para a sociedade e os cidadãos. Como foi possível? Que politica vai ser posta em marcha pelo PS para começarmos a inverter esta complexa situação? Como separar o trigo do joio? Como começar a desbancar toda uma geração de digentes (aliás várias gerações)e de altos quadros vitalícios da Justiça, motivados por uma ideologia saudosista, viciada em praticas autocráticas, convergindo com dirigentes e quadros vitalícios anquilosados mas activistas, formados no PC e na extrema esquerda, todos eles sedentos de poder e de vingança, todos radicalmente seguros de serem os portadores da verdade e os senhores legítimos da punição exemplar. Que horror!

Baltazar Correia Garção disse...


A Maria José Morgado não passa de mais uma falhada. Submetida a um qualquer SIADAP sério e exigente seria classificada com um mero "adequado" (e provavelmente à rasca...).

Nunca um processo investigado por ela deu no que quer que fosse. Um ÚNICO, para amostra!

Fica-lhe tão bem a ela defender a regeneradora "res publica" do Juiz-Sol como a qualquer iluminado taxista defender uma "Ditadura dos bons", um "Governo do justos", ou outra baboseira do género.


E sim, concordo com a opinião do anónimo das 12:37 de Domingo: a "falta de reação" de António Costa é a melhor reação no momento e a que mais desorienta o adversário! Espero é que isso signifique que António Costa saberá aplicar o seu golpe fatal no momento oportuno. Para esta canalha infame e vil, feita de ar e vento e recheada de merda, um golpe bastará: a VITÓRIA COM MAIORIA ABSOLUTA NAS LEGISLATIVAS!


Mas atenção: essa vitória só valerá a pena se for para levar o 25 de Abril até ao fim. Custe lá o que custar!


Que o António Costa esteja à altura deste enorme desafio, que será muitíssimo mais exigente do que foi a governação de José Sócrates, ou até a luta hercúlea, mas ainda incompleta, de Mário Soares, é o meu grande voto para Portugal neste 2015 (e seguintes!).