terça-feira, dezembro 02, 2014

Tomar a nuvem por Juno

Apesar da «abstenção violenta» e do bodo aos ricos que resultou da reforma do IRC, o que se convencionou apelidar de ala segurista defendeu na campanha das eleições primárias uma aproximação à esquerda. Álvaro Beleza, por exemplo, que sustentava que «o PS deve liderar um governo com forças políticas à esquerda», aparece agora a proclamar que «o PS tem que estar aberto ao centro».

Este tipo de declarações contraditórias parece ter deixado o Público assarapantado. Não é caso para menos. Na hora actual, até o próprio Francisco Assis defende o que abjurava quando se candidatou a secretário-geral do PS: «Na oposição, a liderança e a recuperação do nosso Partido dependerão muito da força que tivermos para garantir a autonomia da estratégica do PS como grande partido da esquerda democrática.»

Ora, para pôr em evidência que Francisco Assis não é uma voz isolada, o Público não encontrou ninguém melhor do que um antigo deputado chamado Ricardo Gonçalves, cuja passagem pela Assembleia da República regista apenas uma troca de galhardetes com Maria José Nogueira Pinto.

Em todo o caso, talvez valha a pena sugerir aos jornalistas do Público que ouçam com atenção a intervenção completa de António Costa no encerramento do XX Congresso do PS. Ei-la:



PS — Entretanto, o Público corrigiu o erro que ontem foi cometido.

4 comentários :

Olimpico disse...

Ricardo Gonçalves ? Ah o Ricardo, aquele que em Braga fez um "estudo cientifico" que dava uma "bitoria" eleitoral ao seu "amigo" Seguro!!!
"Boa" Ricardo, o publico está contigo...

RFC disse...

Desde sábado que ando a dizer o mesmo, mais palavra menos palavra (ou 140 caracteres, sendo que o adjectivo pedante é um continuum).

Outra leitura. O convívio com o pedante Paulo Rangel em Bruxelas acabou por fazer mossa no PS, e não tenho memória de uma prima donna socialista. O que se concluiu do primeiro artigo do P. sobre a tal periferia política são duas coisas, pelo menos: que os tiques se evidenciaram no FDS numa alegada perseguição de Ferro Rodrigues, glup!; e que se quisermos saber a opinião de Francisco Assis o veremos a partilhar a sala de fumos com Paulo Rangel na TVI24 ou, então, nas entrevistas de fundo no direitolas Observador. Haja estômago, ...!

QualquerUm disse...

O cavalo de troia no seio do PS tinha o bojo cheio.

Guilherme Proença disse...

Se alguém se chocava, há algum tempo, sobretudo por causa da CML, com o discurso de António Costa contra o BE, nunca ouviu a violência e as certezas absolutas de Francisco Assis, nomeadamente nos seus discursos na AR, contra toda e qualquer ideia de esquerda ou dos partidos da esquerda ou da ala esquerda do PS.