sábado, março 21, 2015

A submissão pelo medo

• Cristina Azevedo, A submissão pelo medo:
    «Dito isto, considero que está em curso, pela gestão integrada dos media e da justiça, designadamente no processo movido ao eng.° José Sócrates, um perigoso amedrontamento coletivo que nos tornará cidadãos mais fracos, mais submissos e mais vulneráveis.

    Qualquer cidadão que observe o desenrolar dos acontecimentos se vê entrincheirado entre, por um lado, uma justiça que apenas comunica generalidades sobre o processo, uma justiça, o que é pior, que teima em fechar os olhos a sistemáticas fugas de informação sobre quem devia ter à sua sigilosa guarda.

    E, por outro lado, uma comunicação social que desinforma porque diz tudo o quer, tantas vezes sem qualquer fidedignidade, queimando em praça pública um dos pilares mais importantes de qualquer regime democrático: a preservação de direitos, liberdades e garantias constitucionalmente protegidos como sejam o direito ao bom nome e à presunção de inocência até trânsito em julgado.

    Em conjunto, ambos os poderes quebram o seu contrato de confiança com os cidadãos e fragilizam dia a dia a iniciativa dos portugueses, paulatinamente amedrontados pelo cerco em que, finalmente, também cada um de nós pode ser enredado. E à medida que o tempo passa, o tic-tac kafkiano tudo reduz a uma névoa infinita. Seres humanos incluídos.

    É que, aquilo a que todos temos acesso sobre as sucessivas decisões judiciais, por exemplo no caso do eng.° Sócrates, não nos esclarece em nada, o que não estaria mal de todo se não estivesse o arguido permanentemente sujeito à apresentação, na generalidade dos media, de esquemas tortuosos, incriminatórios, sem a mínima validação factual ou, o que é pior, alegadamente provados por fuga de elementos do processo, o que é vergonhoso, antidemocrático e anticonstitucional.

    Afinal, sempre ouvi dizer que o direito penal é direito constitucional aplicado e a Constituição protege o direito ao segredo de justiça e determina que a lei estabelecerá garantias efetivas contra a obtenção e utilização abusivas (...) de informações relativas às pessoas e famílias.

    Podemos continuar assim, mas seremos todos mais fracos, mais submissos e mais medrosos!»

10 comentários :

Anónimo disse...

Muito bem. É inacreditavel o silêncio de tantas vozes perante o q esta a acontecer. Os primeiros paragrafos da intervenção de Salgado na AR são outra peça degrande lucidez. Não tem a ver com culpa ou inocência mas com decencia e caracter.
E aqui chegamos a uma sociedade de pides e cobardes que era o que eramos há 40 anos atras.

Anónimo disse...

Passos Coelho, Paulo Portas, todo o governo, aspiram a criar milhões de novos servos da gleba.É a sua natureza. E os outros, aqueles que têm voz, por onde andam? Onde anda o senhor, Dr. Jorge Sampaio? Onde anda o senhor, Dr. Almeida Santos? Onde anda o senhor, General Ramalho Eanes?, etc. Perderam a face, são só retratos?

Anónimo disse...

E o que diz (já nem digo faz!...) o sr.que deveria ser o garante da Constituição? Quando se desrespeita a todas a hora a mesma o que deveria fazer o PR? Dizer que a justiça é independente, tendo em conta o que para aí vai é um logro aos portugueses!

Anónimo disse...

E o PS o que faz e diz, ou agarra com força nesta calamidade e defende o Estado de Direito ou então está "tramando" e rapidamente se tornará num novo pasok.

Anónimo disse...

Sim o PS mostra-se até à data incapaz de mobilizar, agregar, representar e levantar a inteligência e a energia dos justos deste país. Assim o PS caminha para ser um novo PASOK ou um novo PSOE. Só estamos em fase mais recuada ou menos nítida.
Mas todas as sementes e agentes do devir estão a germinar.

Anónimo disse...

Ou corremos com esta escumalha fascista nas próximas eleições legislativas ou a democracia sucumbe em Portugal.
O PS está com medo de perder o eleitorado do centro e espera que sejam os partidos mais à esquerda a fazer o "barulho" todo ? estão á espera que seja o Governo a fazer a provocação explícita ? ou é simplesmente uma questão de timing, vão "carregar" apenas quando estivermos mais perto das eleições ?
E enquanto isso o herói que resista ! (ou melhor, os 2 heróis, o Santos Silva também merece ser reconhecido).

Anónimo disse...

...os partidos à esquerda do PS é que estão a fazer o barulho todo???? eheheheheheh essa é de rebolara rir. O barulho deles é a algazarra da festa e dos foguetes que deitam ao ar. Puseram a direita no poleiro à espera que a justiça prendesse o Socrates e, dessa forma, atingindo o PS,ganhar nas eleições mais uns votozinhos. O PCP é um partido fascista. Sempre,sempre ao lado da direita! SEMPRE com o povo na boca e a faca na mão!

Anónimo disse...

Sobre democracia, direita e esquerda, respeito pelas eleições e pela vontade e sentir dos povos, exercício dos liberdades e garantias na europa de hoje, segurança, jhiadismo, emigração, desemprego, poderes dos estados na economia, respeito da União e da europa do euro pelos estados e pelos povos, concepções únicas austeritarias vigentes, liberalismo mundialista, Grécia, Portugal, etc, .... ler interessante e significativa entrevista da Marine Le Pen na revista do Expresso. Baralhados? pensavam que era uma ultra, uma fascista, etc, etc? Nesta europa de beco sem saída, tem de emergir e um novo discurso. Os bois tem de ser chamados pelos nomes. Só os mutantes, os persistentes e corajosos, terão futuro.
Por cá só vejo procuradores da engrenagem, e invertebrados e meias tintas.

O Povo disse...



As duas perguntas que se colocam hoje a todos os verdadeiros democratas portugueses são estas:

1ª) Pode a Democracia subsistir, apenas num formato formalista e sem substância, subjugada pela realidade duma ditadura fáctica sustentada na ausência de JUSTIÇA e na prepotência de um arremedo, injusto e parcial, da mesma?

2ª) PODE O 25 DE ABRIL SER CONDIGNAMENTE CELEBRADO COM JOSÉ SÓCRATES NA PRISÃO???!!!!!!!!!!!

Rosa disse...



Perguntas bem coerentes e que deveriam ser respondidas!!