sábado, março 14, 2015

Da série «Não vem que não tem»


• Ferreira Fernandes, Não venham muitos, diz o governo com carinho:
    «(…) Viva o tutano, chega de conversa, deveria ser um causa nacional. Por falar em programas nacionais, há agora um que se escreve com três letrinhas apenas, bom sinal: VEM. O governo português inspirou-se nos (antigos) gregos e faz um canto de sereia aliciando os nossos Ulisses que partiram. Estendemos e encolhemos o indicador aos emigrantes e sussurramos: VEM... A curteza do VEM (Valorização do Empreendedorismo Emigrante) é bom sinal, é pouca conversa. Sabe-se que houve um ir (300 mil nos últimos anos) e quer--se um voltar. Mas o único número adiantado pelo VEM são 40 projetos para começar. Desilusão, mesmo quando a conversa é pouca, não diz nada... Se é assim, já tenho slogan: "Há mar e pingo de torneira, há ir e voltar."»
• Paula Ferreira, VEM que as eleições estão a chegar:
    «(...) Uma verdadeira quimera, engendrada para maquilhar a realidade, é quase insulto à inteligência. O programa anunciado por um jovem secretário de Estado - contratado para fazer a propaganda do Governo de Passos e Portas, em briefings diários, de que já ninguém se lembra - designa-se VEM. Como vai convencer a voltar quem foi obrigado a sair não conseguiu explicar. Do programa deveras espantoso se sabe, apenas, que é destinado a 50 (cinquenta) almas.

    Se desde 2008, mais de meio milhão de portugueses foram forçados a entrar nas rotas da emigração (tendo mais de metade entre 20 e 39 anos), a proposta do Governo, aprovada em Conselho de Ministros, parece um truque de mau gosto da mesma índole da metáfora "zona de conforto". Os tempos não estão para comédias destas, sobretudo quando se trata da vida de pessoas - deixaram tudo porque o país onde nasceram não é capaz de lhes proporcionar vida digna.»

1 comentário :

Joaquim Carreira Tapadinhas disse...

Este programa VEM é tão ridículo que, como português, me sinto envergonhado, nem que seja só a discuti-lo. É uma tragédia que tenhamos gente tão pequena a governar o país. Saem 10.000 por mês e o Governo oferece a possibilidade de voltaram 40, oferecendo a cada um dos interessados, após selecção, 10.000€ para se estabelecerem. Isto é tão miserável e fora de qualquer significado, pois, basta ter em conta que qualquer meio de transporte, de passageiros ou de mercadorias, custa mais de 15.000€. Este programa VEM envergonha qualquer cidadão normal.