segunda-feira, março 02, 2015

Há um tecto para o crescimento? Há, diz-nos o Maduro.


Poiares Maduro comportou-se como um meteorito na vida política portuguesa: apresentado como um estrangeirado que tinha a mais o que o Dr. Relvas tinha a menos, o ministro da propaganda esfumou-se com os briefs mal passados do Lomba. Agora, limita-se a fazer de vez em quando prova de vida. A Antena 1 (no sábado) e o Diário Económico (reproduzindo hoje a entrevista) deram-lhe a possibilidade de fazer essa necessária prova de vida.

A entrevista é um mero exercício de propaganda, não raras vezes assente em dados viciados. É pouco relevante. O que me chamou a atenção foram as seguintes palavras do ministro Maduro (ditas por volta do minuto 30) que o Diário Económico teve a gentileza de omitir:
    «Vamos em primeiro lugar às exportações, porque eu vi infelizmente alguns órgãos de comunicação social a passarem essa mensagem, que era: “O pior ano das exportações”. Até cheguei a ver este título: “O pior ano das exportações vi desde 2010”. Isso é um bocadinho o mesmo que um clube de futebol — que ganha um campeonato com dois pontos de avanço, depois ganha no ano seguinte com quatro pontos de avanço, depois ganha no ano subsequente com seis pontos de avanço e a seguir ganha com sete pontos de avanço — dizer [que n]o ano em que ganha com sete pontos de avanço é o pior de todos. Isso não faz qualquer sentido. Foi o ano em que nós ganhámos com sete pontos de avanço (o ano passado). É natural que, à medida que nós vamos crescendo, o ritmo de crescimento vá diminuindo. A dada altura, chegamos a 100 por cento e já não podemos crescer mais
É o grande contributo do ministro Maduro para ciência económica: estabelecer um limite máximo a partir do qual as exportações não podem crescer. O Dr. Relvas está perdoado.

3 comentários :

Anónimo disse...

um autêntico burro com livros.

Pedro Alves disse...


Estou desiludido com o António Costa
Fui assistir ao seu primeiro discurso para a candidatura a Secretário-geral do PS, no Porto. Não disse muito, nem era preciso. As diferenças não eram ideológicas. Era necessário substituir o Seguro por alguém mais inteligente e que se comprometia a fazer uma ruptura com esta política da direita – presumo que o actual governo:
«Não tenhamos dúvidas: se pensarmos como a direita pensa, acabamos a governar como a direita governou. A mudança necessária exige ruptura com a actual maioria e a sua política».
Chegado a esta altura, o que é que eu retenho: uma oposição formal que trata este governo criminoso como se não passasse de um mau governo. Salamaleques com o Presidente da República, com o “Primeiro-ministro”, disse que não criticava a ministra da Justiça porque tem estima pessoal, disse que o ministro da Saúde fazia o que podia e acabou de completar o bouquet com a já famosa frase no casino que, das duas uma, ou mentiu ao chineses ou disse o que lhe parecia.
A escolha do líder parlamentar foi péssima. O senhor tem com certeza muitas qualidades, mas quando o vejo, às vezes, intervir no Parlamento, além de fraquíssima dicção, parece-me exactamente como alguém ultimamente o caricaturou: «da geração das calças à boca-de-sino». Para combater esta trupe que nos governa e que nasceu depois de Salazar morrer, mas por ele nutre admiração, tem de haver mais energia e mais ambição. Sim, porque suspeito que Costa já se julga praticamente realizado na vida, e esta meia actividade de Secretário-geral do PS não será senão mais um desafio, que se pode ganhar ou perder parcialmente. Afinal, na política, já ganhou outros desafios. A vida continua (para ele).
PS. – Já discordei muitas vezes das decisões de Mário Soares enquanto governante e na oposição, mas a admiração que tenho por ele é enorme porque sempre teve a inteligência e a coragem de enfrentar os inimigos da democracia. Ele sabe bem onde eles estão. E eles não lhe tocam. Têm medo. É a nossa última parede de protecção.

Anónimo disse...

Li ontem no Correio da Manhã que a cela do PRESO 44 foi invadida por pulgas. Ti queres ver que as pessoas burras que leem esta merda de blg foram parar à cela do corrupto? Merda de partido que é o PS. Sócrates, pedroso, vara, paulo penedos, manel maria carralho, paulo campos, mario lino, joao galamba, isabel alçada, gago. FODA-SE, que partido nojento, Uma condição para pertencer ao PS deve ser a de ser um grande filho da puta. e quem vem aqui prestar vassalagem ou é cego ou CORRUPTO