quinta-feira, maio 21, 2015

Histórias de quatro anos de sucessos [1]
A dívida pública continua imparável

— Ó Pedro, essa aí ao teu lado não consegue domar a dívida.

Quando o Governo de Sócrates saiu de cena, a dívida pública ascendia a 94% do PIB. No fim do 1.º trimestre de 2015, a dívida atingiu 130,3% do PIB, acima do valor que alcançou no final de 2014 (130,2%). De acordo com os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal, a dívida na óptica de Maastricht — a que interessa à Comissão Europeia — somou 226,3 mil milhões de euros no final do primeiro trimestre.

A dívida pública tem trocado as voltas ao Governo desde o início do programa de ajustamento, situando-se sempre acima das previsões oficiais, que numa primeira fase apontavam para um pico de 107% do PIB em 2013.

É a política austeritária de ir «além da troika», aplicada pelo Governo, a mostrar uma parte dos seus resultados.

3 comentários :

Anónimo disse...

Ora aqui tem um post que dá água pela barba.

A dívida pública tornou-se um mistério. Nem se percebe em quanto está nem quanto subiu. Aqui há alguns dias andava nos 134%, pouco depois andava nos 129. Agora está nos 130. Ele é a dívida bruta, ele ê a dívida líquida, ele ê o Eurostat que muda as regras de contabilidade, ele é o perímetro, ele ê a diferença entre os juros da dívida e o crescimento nominal do pib, certo, certo, é que nada se percebe a não ser que a coisa não corre bem. Talvez fosse interessante saber quais os valores aproximados, brutos, líquidos, com o método Eurostat anterior e o atual. Cheira a esturro, a tentativa de enganar tolos. Depois queixam-se das agências de rating. Agora até já as criam como no teatro de bonifrates.

Anónimo disse...


O Banco de Portugal anda muito jeitoso, completamente à solta, com a Miss Swaps a fazer de conta que não é na da com ela! A escandaleira é de tal ordem que lá dentro rugem os lóbis e assim até os jornais da direita fazem eco!
"Contratação polémica por 800 mil para ajudar na venda do Novo Banco
Há 2 horas - Observador.
Contratação por ajuste direto para mais um assessor para a venda do Novo Banco que é amigo do vice-governador, António Varela.

Anónimo disse...

Ver gráficos de Trigo Pereira ontem na SIC noticias.