segunda-feira, maio 11, 2015

Import-export


Já há dados do comércio internacional para o 1.º trimestre de 2015. Uma boa notícia: as exportações cresceram. Uma má notícia: as importações também cresceram. Uma péssima notícia: descontando os combustíveis e lubrificantes, as importações cresceram mais do que as exportações, o que significa que se mantém a tendência negativa da balança externa observada em 2014. Como escreveu João Galamba:
    «Sem o efeito preço do petróleo e paragem da refinaria de Sines em 2014 (tem impacto nas taxas homólogas), a degradação da balança externa mantém a tendência negativa de 2014.

    A queda do preço de petróleo é importante e ajuda muito. Mas não faz milagres.»

2 comentários :

Anónimo disse...

Quando o investimento arrebitar no sector transacionavel, logo se sentirá nas exportações-não pitrol. Mas assim que o crescimento e a procura arrebitar lá vira a aceleração das importações nu pais que já produzia pouco e que ao fim de 6 anos de crise e quatro anos a deitar tudo a baixo, já pouco de próprio produz e pouquíssimo vende internamente.
Medidas portuguesas e europeias para contrariar a inelutável lei do mais forte? Precisam-se no programa do PS. E não me venham cá com as gorduras!

Anónimo disse...

João Galamba sabe o que diz.