terça-feira, maio 12, 2015

Passos e os métodos do think tank da direita radical

— Pedro, vou levá-lo a Florença para falar a jornalistas escolhidos por mim.

• Mariana Mortágua, A "doutrina Passos":
    «Passos Coelho aproveitou o dia da Europa para, numa visita-relâmpago a Itália, apresentar as suas ideias para o futuro da Europa. O local escolhido para apresentar a "doutrina Passos", para usar a expressão de um dos jornalistas, foi o Instituto Universitário de Florença. Já o pretexto foi a apresentação de uma nova plataforma da fundação financiada pelo dono do Pingo Doce. A concertação da agenda do primeiro-ministro com a Fundação Manuel dos Santos é de tal forma comovente que os jornalistas foram selecionados pela fundação e as suas viagens custeadas pela mesma.

    Gesto mais simbólico sobre o poder que verdadeiramente conta, e as prioridades do primeiro-ministro, era difícil. Não é na audiência com o primeiro-ministro italiano, e com assento na Comissão Europeia, que Passos apresenta as propostas que levará a Bruxelas, mas numa viagem de doutrinação promovida por quem aproveita a Europa para sediar a sua empresa num regime fiscal muito mais favorável e assim evitar pagar os impostos que deveria em Portugal. Mas, se o contexto para tão importante declaração foi este, concentremo-nos na substância das propostas. Diz Passos que está preocupado para os riscos de desintegração económica e financeira, de desagregação social e de fragmentação política na União Europeia. Curiosa declaração, para quem passou os últimos quatro anos a reboque dos amoques da troika e da senhora Merkel, mesmo quando estavam em causa os interesses dos portugueses ou dos esmifrados países do sul da Europa. (…)»

3 comentários :

Anónimo disse...

É uma pena a Mortágua ser do BE. Paciência, está para além de... Uma esperta e bem preparada mocinha.
Ontem foi lindo de ver na RTP informação, o caso da Grécia/UE sob a batuta de Ana Lourenço, toda divertida: a Mariana chegou para o sobranceiro Matos Correia,contestou, defendeu, conseguiu irritá-lo, mas pior que tudo, sempre com argumentos inteligentes e verdades sorridentes, consegui pôr-lhe a empáfia a ridículo! "Não me paternalize, Mariana", dizia-lhe ele a suar!

Anónimo disse...

Magnífico texto!M.

Anónimo disse...

Passos Coelho já nasceu velho: cheio de manhas, cheio de alçapões, capaz de tudo para ficar toda a vida a mamar na teta de partidos, fundações e tudo quanto cheire a dinheiro com pouco trabalho.
O merceeiro fica para a memória como isso mesmo: sustenta medíocres e malandros.
Mariana Mortágua é uma jovem de quem o país espera muito.