quarta-feira, setembro 30, 2015

Bruxelas divulga documento que contradiz o Governo,
Cavaco Silva e o governador do Banco de Portugal:
contribuintes podem ter de pagar perdas do Novo Banco


Recorda-se, caro leitor, do que eles disseram sobre o Novo Banco? Refresquemos a memória:
    "[A solução] é aquela que oferece, seguramente, maiores garantias de que os contribuintes portugueses não serão chamados a suportar as perdas que, neste caso, respeitam pelo menos a má gestão que foi exercida pelo BES".
    "[A resolução do BES] protege os depositantes, seja qual for o valor dos depósitos, protege os contribuintes, salvaguarda os postos de trabalho, evita rupturas de crédito à economia, contribui para a estabilidade do sistema financeiro como um todo".
    "Os contribuintes não terão de suportar os custos relacionados com a decisão tomada hoje. A nova instituição será detida integralmente pelo Fundo de Resolução".
    "A medida de resolução agora decidida pelo Banco de Portugal, e em contraste com outras soluções que foram adoptadas no passado, não terá qualquer custo para o erário público, nem para os contribuintes".
    "A autoridade de supervisão, entre as alternativas que se colocavam, escolheu aquela que melhor servia o interesse nacional e que não trazia ónus para o contribuinte".

Então, saiba, caro leitor, que um documento elaborado no seio da Comissão Europeia adverte para a possibilidade de os contribuintes portugueses virem a ter de suportar as perdas do Novo Banco. Como se sabe desde que o Governo adoptou a resolução do BES.

ADENDA — Os dois vídeos seguintes ajudam a relembrar a história da criação do Novo Banco (o primeiro) e a verificar os efeitos da opção tomada pelo Governo (o segundo):

Rui Pedro Nascimento (via Nuno Serra)

4 comentários :

pedro carrilho disse...

são o bando dos 4, mas ainda falta aí muita ladroagem nessa foto, se os portugueses quiserem mesmo premiar um bando de corruptos, ladrões e porque não dizê-lo, assassinos, porque de facto mataram muitos portugueses via hospitais e pobreza, então este povo degenerou mesmo numa horda sem eira nem beira, e que só pode merecer mesmo todo o mal que estes canalhas têm preparadas para Portugal e para os portugueses!

Rosa disse...



Para mim(que nem sequer pertença à área económica)o resultado de tão elaborada e novíssima experiência teria, sempre, estes resultados...para pessoas com habilitações próprias na matéria e com as maiores responsabilidades políticas só admito que o tenham feito de má fé e com o intuito de enganar o Povo português...e, isso, é indigno e imperdoável!

Júlio de Matos disse...



Mas isso é MUITO GRAVE.


A Justiça vai mesmo ter de atuar: primeiro NAS URNAS, depois nas instâncias próprias.


Mas desta vez terá de ser de uma forma CÉLERE E IMPLACÁVEL!

Morgado De Basto disse...

Se as entidades competentes,continuarem a assobiar pró lado(como penso que vai acontecer)corremos um sério risco de no próximo domingo, assistir a uma enorme chapelada de tipo "Estado Novo".

Como é possível estarmos a viver num país assim, quarenta anos depois do 25 de Abril de 1974?(...)Aqui sim,o Partido Socialista tem enormes responsabilidades!

As magistraturas portuguesas,o poder financeiro e duas ou três corporações profissionais,com a cumplicidade do PS,permitiram a criação de condições para que este regresso ao passado, de má memória,esteja a acontecer.Assim,até o partido comunista, bloco de esquerda e outros(mais ou menos emergentes)se comportem no discurso, como acesos Bolchevistas e na prática, como porteiros da casa de férias do patrão.

A vida vai Torta!!(...)