quinta-feira, outubro 29, 2015

O superior interesse nacional


      «Como sabem nunca tive nem tenho qualquer interesse pessoal, desde o primeiro dia do meu mandato até ao último dia do meu mandato, guiar-me-ei sempre, sempre, sempre pelo superior interesse nacional».

O presidente da República arrasta consigo a ideia de que ele, talvez só ele, sabe interpretar o que significa o «interesse nacional», ou melhor, o «superior interesse nacional». Todas as ideologias e as políticas, excepto as suas, são obstáculos a essa ideia difusa de «interesse nacional» que tem conduzido o país, como está à vista, ao pugresso.

Mas o que verdadeiramente chamou a minha atenção é esta enfática declaração de Cavaco Silva: «Como sabem nunca tive nem tenho qualquer interesse pessoal». Deduz-se que, por exemplo, Cavaco Silva não teve «qualquer interesse pessoal» na «inventona de Belém». Ou que, por exemplo, não teve «qualquer interesse pessoal» na manutenção, contra tudo e contra todos, de Dias Loureiro no Conselho de Estado. Ou que, por exemplo, não teve «qualquer interesse pessoal» quando optou pelas duas pensões de reforma que aufere (do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações) em detrimento do vencimento de presidente da República. Ou que, por exemplo, não teve «qualquer interesse pessoal» quando as únicas críticas feitas ao governo de Passos & Portas (colóquio em Florença, discurso sobre a espiral recessiva, etc.) coincidiram com os cortes nas pensões, momento em que se lastimou que poderia não conseguir pagar as suas despesas com rendimentos superiores a dez mil euros mensais. É, de facto, um homem muito desprendido.

10 comentários :

Morgado De Basto disse...

O Superior Interesse Nacional,só voltará a estar em vigor na vida politica/comportamental Portuguesa,quando Aníbal Cavaco Silva,regressar às origens(das quais,para bem de Portugal e dos Portugueses, nunca devia ter saído)do seu cadafalso existencial.Este homem,é a negação de tudo aquilo que a vida em Comunidade deve ser.

Anónimo disse...

UM AUTÊNTICO CRÁPULA.UMA NÓDOA!!!!!!

Anónimo disse...

"Superior interesse nacional"? Só se for o BPN/SLN/Galilei...

Anónimo disse...

E por cima de tudo o que é apontado nesta excelente intervenção de Miguel Abrantes, Cavaco afirma, a silabar como quem morde, que não se arrepende do que disse. Coisa própria de quem ficou para os anais da história do ridículo quando afirmou que nunca se enganava. Porque é um tosco sem educação, um labrego sem princípios, dá-se ao luxo de insultar tudo e todos, de ser um provocador de instabilidade, julgando que ocupar a PR é ser capataz duma coutada onde pode fazer e dizer tudo o que lhe apetece. Mentalidade de novo rico saído dum borra-botas. Por isso os seus amigos do peito foram o Dias Loureiro, o Oliveira e Costa. É tempo de todos aprendermos que a PR exige uma pessoa de grande perfil moral, cultural e intellectual. Não é patio para bestas.

Anónimo disse...

A silabar? A salivar.

jose neves disse...

caro Miguel,
Há uma altura histórica de intervenção diabolicamente pressionante de cavaco de que quase ninguém fala ou se lembra.
Trata-se da gigantesca pressão pessoal de cavaco para deslocar o projecto do aeroporto da Ota para o Montijo, o que conseguiu por artimanhas e cumplicidades de toda a enturage cavaquista.
Depois soube-se que os alunos do cavaquistão, todos ligados e acomodados à mesa do bpn, tinham adquirido imensos interesses imobiliários na zona de construção do novo aeroporto os quais lhes permitiriam obter futuros lucros fabulosos.
Dada as sua mesquinhez natural e sua incapacidade de assumir-se nunca foi além de pactuar e ser a mão atrás do arbusto.
Deste modo apenas se contentava com ao favores de migalhas que discípulos amigos ex-ministros e ajudantes lhe proporcionavam e o permitem fazer-se passar por ser honrado três vezes mais que os outros.
Tenta fazer-se passar mas foi descoberta há muito tal trafulhice.

Anónimo disse...

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/94/2b/a5/942ba58e81beb9d6a456cdfa161332aa.jpg

Anónimo disse...

a expressão "interesse nacional" faz parte dos manuais. já o "superior interesse nacional" é uma novidade. parece um remake da pedopsiquiatria e do seu "superior interesse da criança". seria caso para dizer que a pequena alexandra e a pequena esmeralda foram parar a belém. a todos um bom natal que este ano vai ter muitas surpresas no sapatinho.

QualquerUm disse...

Porque é que aquela foto me faz recordar Mr. Chauncey Gardiner, no filme 'Being There'?

Anónimo disse...

Que descarado este cavaco!! Com mil e um esquemas e falcatruas encheu ilicitamente os bolsos dele, da filha, do genro e dos amigalhaços até abarrotar com os dinheiros públicos e agora ainda se faz de sério! Que lata. Até ao ultimo segundo da vida continuará sempre a pensar que todos os portugueses são estúpidos...bem e alguns até são, quem acredita ainda nele.M.