sexta-feira, novembro 27, 2015

Gente que fez cálculos
que batiam certo com a propaganda do Governo


Paulo Núncio, o ajudante do CDS-PP para os Assuntos Fiscais, disse que houve da parte dos contribuintes uma «percepção errada» do que o Governo dizia em relação à sobretaxa. É mentira, como todos sabemos agora. Qual terá sido a parte que os contribuintes não perceberam quando Passos Coelho afirmou, a uma semana das eleições, que «sabemos hoje que estamos em condições em 2016 de cumprir essa norma do Orçamento e que eles irão receber uma parte importante dessa sobretaxa»?

Mas o que é realmente interessante observar é que este embuste contou com o apoio activo da comunicação social e do próprio presidente da República.

Exactamente no dia em que Passos Coelho assegurou que haveria devolução de «uma parte importante dessa sobretaxa» — o Governo falava então de uma devolução de 35% —, o Expresso anunciava ter feito uns cálculos, os quais apontavam «para uma percentagem superior [de devolução da sobretaxa] que pode variar entre 60% e a devolução integral.» Estávamos a uma semana das eleições.

Com um papel destacado no aparelho de propaganda do defunto governo, Cavaco Silva também não se dispensou de dar um ar da sua graça, não se tendo limitado, em finais de Julho, a papaguear as profecias do Governo. Fez questão de sublinhar que pôs o seu gabinete a fazer contas, estando por isso em condições de confirmar a propaganda governamental: «Está de acordo com a estimativa que o meu gabinete tinha feito, que ao fim do segundo trimestre deste ano a evolução das finanças públicas apontava para o cumprimento dos objectivos do défice de 3% e que a evolução das receitas fiscais e do IRS iria permitir alguma redução da sobretaxa que os portugueses iriam pagar. É uma boa notícia, mas temos de esperar até ao fim do ano».

Seria interessante que alguém pedisse a Sua Excelência o Presidente da República os cálculos que a sua esquálida Casa Civil fez para chegar à estimativa que ele andou a propagandear.

9 comentários :

Francisco Clamote disse...

Só há uma palavra apropriada para caracterizar os intervenientes: PULHAS!

Jose disse...

Era diferente, não fora a geringonça...

Anónimo disse...

E o simulador instalado no Portal das Finanças? Eu fui lá ver, feito parvo, quanto é que ia receber.
José C.

Anónimo disse...

São mais que mães, liderados pelo inefável e grande Nunes Liberato!
Chamemos os bois pelos nomes. Eles tem feito um excelente trabalho de enterro. A maioria, seguramente, por convicção e para segurar o tacho, só andam lá para receber os ordenados e o penacho, dizendo apenas o que o chefe quer ouvir, uns sem vergonha: mata? - esfola! Ficam aqui os meus sinceros parabéns para este ilustre grupo de tachistas-coveiros, alguns deles encartados vigaristas da política de direita:

Chefe da Casa Civil
– José Manuel Nunes Liberato
Assessores
– Ana Palha
– Luísa Bastos de Almeida
- Nuno Sampaio
– Ademar Vala Marques
– Suzana Toscano
- Joaquim José Miranda Sarmento
– Ana Martinha
– Teresa Byrne
Consultores
- Fernando Lima
- José Luís Jacinto
- João Borges de Assunção
- Teresa Sanches
– Maria Manuel Morais e Silva
– Luís Bernardes
– Pedro de Almeida
– Sandra Magalhães
– Paulo Lopes Graça
– António Araújo
– António Macedo Almeida
– Jorge Portugal
– Tiago Pitta e Cunha
- Carla da Cruz Mouro
- Maria do Céu Patrão Neves
- António Nunes de Carvalho
– David Justino
– Manuel Antunes
– Clara Carneiro
– Maria Luísa Cunha
– Diogo Pires Aurélio
– Ana Maria Bustorff Martinho
– José Carlos Vieira
– Ana Zita Gomes
E no Gabinete do Cônjuge - Margarida Mealha

Sim senhor, podem limpar os pés à parede!

Jumento disse...

E já com o crédito a 0, ou melhor, a -6% ainda o gabinete da força de obstipação fazia chegar aos jornais amigos a mensagem de que pelas suas contas o crédito fiscal ficaria ainda nos 20% da sobretaxa paga! Esperemos pela próxima execução orçamental...

RFC disse...

Uma trafulhice de dimensões impressionantes, parabéns pelo post do CC e ao anónimo das 12:35:00 por lhes revelarem as impressões digitais.

«Devolução da sobretaxa de IRS cada vez mais próxima», é o título da notícia no Expresso. Co-autores com cadastros, ei-los:

Ana Sofia Santos
Veio para a secção de Economia do Expresso em 1999. De jornalista passou, em 2015, a coordenadora do Expresso/Economia e da Exame.
ASSantos@expresso.impresa.pt

João Silvestre
Jornalista,
JSilvestre@expresso.impresa.pt

Anónimo disse...

Ó José, tú é que nos saíste um grande geringonço, e chato e repetitivo ainda por cima.
Vai dar banho ao cão, rafeiro. .... e não pá, o rafeiro não é o cão.

Anónimo disse...

O Jose repete as palavras do chefe, como bom lacaio que é. Também deve gostar de usar peruca e um alias francês.

Prof. Nano Cruto disse...


PORCOS, TRAFULHAS E TODOS UNS


B U R R O S!