quarta-feira, outubro 26, 2005

VENCIMENTOS NO ESTADO

O Jumento, num post intitulado QUE FALTA DE HONESTIDADE!, desafia “Sócrates a publicar em local bem visível as remunerações, alcavalas e regalias sociais dos magistrados para todos saberem o que está em causa. Ou será que os magistrados sentem vergonha de fazer greve por questões materiais, como quaisquer cidadãos comuns?

Esses valores estão disponíveis no CC [aqui]. O que hoje trazemos de novo é comparar os vencimentos-base de vários sectores do Estado (sem considerar as múltiplas alcavalas que engordam as remunerações nalguns casos, como acontece especialmente com os magistrados), pondo em evidência que as magistraturas são, de facto, os sectores que auferem as remunerações mais elevadas. Veja-se:


Image hosted by Photobucket.com

28 comentários :

Anónimo disse...

Miguel Abrantes, para não seres acusado de parcial, pede também ao Sr. Primeiro Ministro que esclareça:
Quais os vencimentos, subsídios e alcavalas de todos os políticos: deputados, ministros, secretários de estado, assessores, directores gerais e dos gestores públicos, aí se incluindo, óbviamente, telemóvel, telefone, carro, motorista, etc.
Olha, a propósito, quanto ganha o grande ( ? ) penalista, Dr. Rui Pereira por presidir à Missão da Reforma Penal ( será que é assim que se chama? ) e quais as alcavalas e mordomias que tem? Terá carro e motorista? De que marca será esse carro?
Mais:
Explica lá se o Sr. Primeiro Ministro e Cª tem ou não direito aos SERVIÇOS SOCIAIS DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E NÃO SÓ À ADSE, COMO QUER FAZER CRER....
Já agora sabes em que creche anda o Dinis Maria, filho de ex-candidato Carrilho e da Bárbara Guimarães?
Tenta informar-te!...
É que eu ouvi dizer que era na creche dos Serviços Sociais da Presidência do Conselho de Ministros. Agora imagina tu como será essa creche, se calhar é como as da Santa Casa da Misericórdia!...

Anónimo disse...

Ó caro Abrantes:
V. com estas investidas até me obriga a sair da toca.

Então V. não reparou ainda que anda para aqui a enganar os leitores?!
Repare bem no quadro que publicou para denunciar privilégios e leia depois s.f.f
o Artigo 31.º -Decreto-Lei n.º 14/2003, de 30 de Janeiro ( estatuto remuneratório cargos dirigentes do Estado- funcionários públicos):
"Estatuto remuneratório
A remuneração do pessoal dirigente é estabelecida em diploma próprio, o qual poderá determinar níveis diferenciados de remuneração, em função do tipo de serviço ou organismo em que exerce funções."

E depois disso, se for honesto, informe aqui os seus leitores qual é por exemplo a remuneração percebida hoje pelo Inspector e pelo SubInspector de um organismo do Estado como é a Inspecção Geral da Administração Pública!

Diga-lhes que em 2001, quando o organismo se criou, o Inspector, com uma carreira que podia muito bem ser a de um amanuense, ganhava 822 171$00!

Ordenado simples, sem nada mais. Aqui ainda não está contabilizado o carrito de função: o cartãozinho do telemóvel , os almoçozinhos nas Osmops que há por aí, etc etc...
Muito longe dessa tabela que colocou para aí para enganar papalvos!

Anónimo disse...

Ficamos todos esclarecidos quanto aos fundamentos da greve dos venerandos juízes, até ganham pouco, coitados. Menos que os generais, menos que professores universitários, menos que os diplomatas, menos que os embaixadores, menos que os dirigentes da AP.Haja decoro, e despachem mas é os processos.

Anónimo disse...

Ó Miguel Abrantes, depois do desafio do Jumento - e já que o Sócrates nada diz e tu pareces fazer bem o trabalho de casa -, diz lá que alcavalas dos juízes são essas. Aguardamos então.

Anónimo disse...

QUANTO CUSTA A SEGURANÇA PRIVADA QUE O ESTADO PAGA AOS EX-MINISTROS DA REPÚBLICA ?

No Correio da Manhã:
Diz Santana Lopes:
“Procuro viver no melhor sítio possível e agora estou numa fase em que procuro ganhar o máximo possível de dinheiro para compensar as épocas em que exerci cargos públicos”, adiantou. Santana Lopes explicou ainda que só tem segurança privada, por direito adquirido como qualquer ex-chefe de Governo. “Não contratei segurança privada e o motorista é do meu irmão e trabalha com ele há oito anos. A segurança que tenho é a que ganhei de direito como ex-primeiro-ministro”, salvaguardou o ex-autarca.

Anónimo disse...

Senhores Magistrados, podem vir aqui explicar como os vossos vencimentos sobem, em geral e nã maioria das situações, aos 6.000 a 7.000 euros ? Só se receberem em função da produtividade!!!

Anónimo disse...

Eu sou magistrado e com muita honra.

Só lamento, mais uma vez a manipulação da verdade que aqui se assiste.
Ganho exactamente o que ali diz, mas se pretendem comparar vencimentos façam-no com outros orgãos de soberania, nomeadamente deputados e verão que é a mesma coisa.

Apenas uma diferença substancial, eu só posso fazer isto, mais nada.

Agora a que propósito tenho de ser comparado com um professor universitário, com todo o respeito que tenho para com eles.
São eles que decidem sobre os direitos, liberdades e garantias das pessoas? Que se encontram sujeitos a levar com uma bala, como eu já estive, quando condena um grupo de ciganos? (que não tenho nada contra eles).

Para além do mais, os professores universitários ganham várias vezes isso, uma vez que leccionam em várias universidades, isto a título de exemplo.

Por isso, como já disse noutros posts, o que aqui se passa é uma lamentável manipulação, uma cruzada cega, não sei contra quem ou com que sentido...

E quanto ao anónimo que teima em falar dos 6000 a 7000 euros, um conselho, "get a life".
(

Anónimo disse...

Porque é que os Srs juízes só querem comparação com os deputados e outros que tais? porque não se comparam com a maioria dos Portugueses, não é isso que está em causa?

Anónimo disse...

Meu querido pequenino, que queres ser quando fores grande ?

Pedrinho, olhando para a tabela:

JUIZ, mãe, quero ser JUÍZ.

Anónimo disse...

Oh Mãe, Oh Mãe, mas pensando melhor, não posso ser general, embaixador ou mesmo professor universitário ? Deixa-lá, por favor, por favor.

Pedrinho, tás louco ? Tu vais mas é para juíz, meu querido. PARA JUÍZ.

Anónimo disse...

Para o palhaço do magistrado anónimo - era capaz de jurar que um deputado ganha no máxomo 500 contos... e "só" há 230... Magistrados devem ser o quê? 4000? Vejam lá é o peso que têm no orçamento...
"Eu aplico a Lei" - e os deputados fazem as Leis!!!
Quem devia ganhar mais? É melhor não ir por ai...

Já agora - para que conste, não sou deputado, político, nem tenho parentes no ramo.
Sou um funcionário público, daqueles que ganha bem menos que os magistrados... MAS NÃO NASCI ONTEM!!!!

Anónimo disse...

Basta ver a parte do "palhaço" para ver que este blog está a conduzir bem as coisas...

Para que saiba que não entro neste tipo de diálogo.
Se tem complexos, procure ajuda que aqui não a encontra.

Já agora, se quer mesmo saber, os deputados ganham o mesmo, porque o vencimento dos magistrados está indexado ao vencimento deles e não ao contrário.
Já agora, se ganham "500 contos" ganham o mesmo que eu.

Para que saiba também, há cerca de 1500 magistrados judiciais.

Para alguém que se insurge contra o facto de só me querer comparar com os deputados, desculpe, mas dê uma olhadela pela Constituição e já irá perceber porquê.

Anónimo disse...

A não esquecer ainda a tributaçãozinha do subsidiozeco de residência dos senhores juízes:

700 €/mês x 12 meses/ano
* 42 %/taxa IRS 2006
x 3000 (juízes, serão ?)
= 10.584.000 €
= 2.121.90148 $.

Arredondando: IRS em dívida dos senhores magistrados em 2006: 10 milhões de Euros, 2 milhões de contos!

Teófilo M. disse...

Para o sr. magistrado que é orgão de soberania e acha que corre perigo de apanhar um tiro!

Sabe quanto ganha um soldado que faz valer a soberania nacional e está sujeito a apanhar um tiro?

Vamos lá a deixar-nos de brincadeiras e a abandonar os argumentos de que são orgãos de soberania quando não se sabem comportar como tal.

Anónimo disse...

Greves com ordenados de mais de mil contos ???? Filhos da Puta, desculpem, mas é mesmo Filhos da Puta.

Anónimo disse...

E quem é que o Sr.Téofilo pensa que é para me mandar comportar, posso saber?
Que autoridade moral de repente lhe adveio para semelhante?

O que é que o senhor sabe dos Tribunais para não se cansar de dizer disparates sobre os mesmos?
Trabalha num? Alguma vez trabalhou?
Ou é mais um dos que come tudo o que os noticiários lhe atiram e já acham que têm uma opinião abalizada sobre tudo?

Li o seu blog e parece-me uma pessoa culta. Se o é, informe-se melhor antes de criticar os outros.

Quanto à bala, procure o Tribunal de Penafiel e peças-lhe para lhe mostrarem o buraco, talvez assim mude a forma de pensar.


Já percebi o tipo de blog em que estou.
Adeus

Anónimo disse...

Sobre o facto de o magistrado poder levar com uma bala dos ciganos; então e os polícias quanto teriam de ganhar? E quantos magistrados já levaram com uma bala de ciganos? Comparar os vencimentos com outros órgãos de soberania?! A comparação com os professores universitários devia até ser efectuada para baixo. O que se exige a estes não tem nada a ver com o que se exige aos magistrados, em termos de percurso formativo. Já não há condições para ouvir estas alarvidades. Ainda no outro dia ouvi um alarve de um juiz de nome Eurico qualquer coisa dizer com «arrogância» que não era funcionário público mas sim um órgão de soberania. Haja decoro, meus srs.

Anónimo disse...

A Tabela aí está. Os Dupond e Dupont (Cluny e Coelho), bem podem exibi-la quando forem às TV. Uma vergonha, uma escandaleira, um roubo. E querem ainda mais, mais, mais....

Anónimo disse...

Pelos visto só quem trabalha em tribunais pode ter opinião sobre eles?! Que grande arrogância a destes juízes e procuradores do MP. O mundo começa e acaba no CC. A greve é a prova de que não são órgãos de soberania. Se tivessem respeito pelos cidadãos e ganhando o que mostra a tabela anexa não se manifestavam! Sócrates não páres.

Anónimo disse...

talvez o melhor fosse mesmo expôr TODOS os vencimentos e regalias dos funcionários públicos... e já agora dos políticos em geral...

Anónimo disse...

Não sei porque se ofendeu com a tabela. Ninguém terá nada contra vencimentos mais elevados. Agora com relalias injustificadas, ou com rendimentos que não pagam IRS, aí a conversa já é outra. Ou com greves em que só de forma escondida se deixam perceber os respectivos motivos.

Anónimo disse...

e já agora... se querem chatear alguém por causa da morosidade da justiça chateiem o governo (passado e actual) porque afinal os juizes - existindo os bons e maus como em tudo - limitam-se a cumprir as leis que os gajos fazem... ou não sabiam?

Anónimo disse...

Caro Magistrado (e restantes...) estamos a esquecer (na minha modesta opinião) de uma coisa importante. O que se discute não é quem ganha mais que quem... é quem é que ganha mais do que o que merece e mais do que o Estado pode suportar. E aí estão os juizes, entre outros.
Portugl não é a "casa da mão Joana"

Teófilo M. disse...

Ao anónimo das 10:07:43,

1. O sr. Teófilo, é cidadão deste país e paga os seus impostos todos, trabalha há mais de 35 anos, defendeu este País de armas na mão e verteu sangue por ele, creio que isto lhe chegará;

2. Quanto à autoridade moral, desconfio que esteja muito afastado de si, pois entendo que devo ser classificado entre os portugueses em geral, e não apenas entre determinados grupos em particular, para poder daí tirar proveitos que nego a terceiros;

3. Dos tribunais, conheço-os razoávelmente bem, desde os miseráveis pardieiros em que tudo está a monte, aos sumptuários onde o espaço é desperdiçado em instalações de duvidosa eficácia. Sei o suficiente para me pronunciar, pois tive a infelicidade de me ter sentado durante muitos anos junto de alguns (bastantes) magistrados que julgavam sobre o que não sabiam, mal educados e prepotentes, e que estavam muitas das vezes mais preocupados com as horas e locais das refeições do que com os direitos dos que lhes solicitavam justiça. Honra seja feita a alguns, poucos, de quem guardo boas recordações e que progrediram na carreira deixando mais pobres os tribunais de primeira instância.

4. Sei dos riscos particulares que se correm em alguns jukgamentos, mas tal não servirá para generalizar, pois nem todos os juízes passam por tais situações, e a maioria certamente não o fará.

5. Protestem os magistrados pelo que lhes é devido, mas fora de épocas em que se misturem regalias absurdas, como a do subsídio de compensação, que ainda há pouco, num canal televisivo vi ser defendida por um colega seu com o argumento que também tinha de comprar casa e que o subsídio era para isso que servia! Ora, sabemos que o mercado de arrendamento não funciona neste País, se os srs. juízes tem de comprar casa, não estarão no mesmo pe´de igualdade que os restantes mortais que trabalham neste País e que não têm subsídio? Então porquê a diferença?

Anónimo disse...

PARA AQUELE SENHOR QUE CHAMOU «FILHOS DA PUTA» AOS DESEMBARGADORES E CONSELHEIROS DESTE PAÍS:
NENHUM CONSELHEIRO, DESEMBARGADOR OU JUIZ DESTE PAIS FEZ GREVE PARA GANHAR MAIS!!!!
NENHUM PEDIU OU EXIGIU GANHAR MAIS !!

Anónimo disse...

ESTAS TABELAS SÃO SEM DESCONTOS!!!
TÊM DESCONTOS ILÍQUIDOS!!!

Anónimo disse...

PERDÃO, SÃO MONTANTES ILÍQUIDOS!!! QUE VERGONHA DE INVEJOSOS!!!
TRABALHEM ESTUDEM!!!

Anónimo disse...

NÃO SOU JUIZ, MAS CONHEÇO BEM OS TRIBUNAIS E O MEIO (MAGISTRADOS INCLUÍDOS), E COMO TAL ACHEI-ME NO DEVER DE ESCLARECER:
1.º - NÃO SÃO OS MAGISTRADOS QUE GANHAM DEMAIS - É O RESTO DA POPULAÇÃO PORTUGUESA QUE GANHA POUCO;
2.º - SÓ É POSSÍVEL MEDIR O EXCESSO OU A FALTA DE UMA REMUNERAÇÃO EM COMPARAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE: JÁ ALGUÉM (NOMEADAMENTE O gpl DO MJ) SE DEU AO TRABALHO DE AVALIAR A PRODUTIVIDADE MÉDIA DE UM MAGISTRADO PORTUGUÊ, ESTABELECENDO INDICADORES PONDERADOS EM FUNÇÃO DE: N.º TOTAL DE PROCESSOS ENTRADOS / N.º TOTAL DE PROCESSOS COM TRANSITO EM JULGADO / COMPLEXIDADE DOS JULGAMENTOS (V.G. N.º DE RECURSOS) / HIATO TEMPORAL MÉDIO POR CADA TRANSITO EM JULGADO / HIATO TEMPORAL ATÉ À PRIMEIRA INTERVENÇÃO / ASSIDUIDADE / FORMAÇÃO FREQUENTADA / N.º DE RECLAMÇÕES DO FUNCIONAMENTO (NÃO DAS DECISÕES, CLARO) / AVALIAÇÃO DA POPULAÇÃO SERVIDA (AFINAL A JUSTIÇA É CELEBRADA EM NOME E PARA O POVO) ... ETC... ETC..?
3 - OS MAGISTRADOS NÃO SÃO ORGÃOS DE SOBERANIA, MAS SIM OS TRIBUNAIS - Artigo 110.ºDA CRP: « São órgãos de soberania o Presidente da República, a Assembleia da República, o Governo e os Tribunais»;
4 - O PROCESSO PENAL PORTUGUÊS NÃO É UM PROCESSO DE PARTES - TEMOS DUAS MAGISTRATURAS QUE JULGAM UM CIDADÃO;
5 - APENAS EXISTE (EFECTIVO) PERIGO DE VIDA PARA OS MAGISTRADOS QUE TRABALHAM NO PENAL, QUE SÃO CERCA DE 30% DO TOTAL, ISTO É, 70% TEM OS NORMAIS PERIGOS INERENTES A QUALQUER CIDADÃO;
6 - OS MAGISTRADOS TÊM QUASE TOTALIDADE DE EXCLUSIVIDADE DE FUNÇÕES (NÃO OBSTANTE O N.º ELEVADO COLOCADOS EM CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - V.G. IRS; COMISSÃO NACIONAL DE PROTECÇÃO DE MENORES; PJ; PSP; ETC.) - TODO O SEU RENDIMENTO, DE TRABALHADOR POR CONTA DE OUTRÉM, É TAXADO À TAXA (QUASE EFECTIVA) DE 42%, ISTO É, QUASE METADE DO SEU SALÁRIO;
7 - É (QUASE) DAS ÚNICAS PROFISSÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUE NÃO FREQUENTA QUALQUER ACÇÃO PROFISSIONAL (OU MESMO ACADÉMICA), NÃO OBSTANTE A MAIORIA DOS MESMOS NÃO TER TIDO DISCIPLINAS COMO, POR EXEMPLO, O DIREITO COMUNITÁRIO (PORTUGAL É O PAIS DA UE COM MENOR NÚMERO DE REENVIOS PREJUDICIAIS PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DAS COMUNIDADES EUROPEIAS POR MILHÃO DE HABITANTES).

FORAM APENAS ALGUNS EXEMPLOS DE ALGUNS CONTRIBUTOS QUE ACHEI POR BEM TRAZER À COLAÇÃO DA DISCUSSÃO.
SE TIVER TEMPO, ESPERO TRAZER OUTROS MAIS.

PP