Fundear, segundo o Dicionário de Morais, significa dar fundo (navio); lançar ferro ou âncora; ancorar. Pode também ter o sentido de tocar no fundo, ir ao fundo. Agora que o país não tem marinha mercante e a frota de pesca está reduzida a uns botes na Ria Formosa, houve necessidade de procurar dar a este verbo um outro sentido, para não cair em desuso. Fundear passou a significar as dotações que alimentam periodicamente os fundos de pensões. A língua está a salvo; o país — é o que vamos ver.
5 comentários :
Abrantes, deves ter alguma na cabeça, mas não consegui chegar lá. Voltas ao assunto ou fica fundeado por aqui ?
Um país (europeu) pode ser uma soma de egoísmos corporativos, incluindo sindicatos e futebóis?
Alguém assume responsabilidades quanto ao desbaratar dos impostos dos trabalhadores por conta d'outrém, da iniciativa privada ?
E quanto aos seus reformados que agora vão pagar mais impostos e taxas moderadoras para um SNS depauperado e de 3º mundo?
Fundear ? Diria antes que alguém estará "fundido",
Miguel, o Especialista Instantâneo em Justiça, Reformas, Função Pública, Insultos, Comentários Anónimos, Rabdomância e Tudo, o celebrado Arúspice, cria neologismo...
Prostai-vos, ó mortais, o Senhor falou...!
Miguelices...
Miguelice - encomenda feita a autor anónimo por incertos, para que a verdade governamental se torne verdade oficial e se calem os néscios...
Enviar um comentário