domingo, setembro 03, 2006

Guimarães revisitada: foi você que pediu um atestado médico?

A Inspecção-Geral da Saúde detectou “baixas” passadas sem justificação clínica em metade dos centros de saúde que visitou durante uma auditoria ao sistema de Certificação de Incapacidade Temporária com atribuição de subsídio de doença.

Vital Moreira, depois de o bastonário da Ordem dos Médicos ter justificado a situação com o argumento de que os médicos “não são polícias”, pergunta:

    Mas não é verdade que o papel dos médicos é verificar se os alegados doentes estão realmente doentes, antes da passagem do certificado? E sendo (ou devendo ser) uma infracção deontológica grave a passagem de atestados sem fundamento, não é papel da Ordem investigar e punir as infracções disciplinares? Perante os resultados desta investigação, com dados concretos, vai a Ordem desencadear algum processo? Se não, como tudo indica, então não é evidente a cumplicidade da Ordem com as prevaricações dos seus membros?

5 comentários :

Anónimo disse...

Se os médicos não são policias e nao podem saber se o paciente está doente ou não, porque é que nos atestados todos escrevem ATESTO POR MINHA HONRA que fulano se encontra doente?!

Se os atestados que assinam e atestam pela honra não têm credibilidade nem rigor nenhum que acabem.

Anónimo disse...

Infelizmente, em todos os domínios, em Portugal, a cotação bolsista da Honra está a zero. Com a agravante de arrastar na baixa valorização outros valores como a dignidade, a ética, etc.

Anónimo disse...

É terrivel como há paises onde as coisas mais lineares, se tornam tão labirínticas, SERÁ DA DEMOCRACIA? E se for? Antonio E. Rosinha, Alverca

Anónimo disse...

Uma saudação, pelo comentário:
à Odete Pinto.
Z

Anónimo disse...

Pouca vergonha !