quarta-feira, setembro 27, 2006

LER OS OUTROS

1. Uma descoberta recente tornou-se num poiso obrigatório. O leitor não dará por mal empregue o seu tempo se, por exemplo, se dispuser a passar os olhos por Os bem-aventurados e por O que é a "falência" da Segurança Social?

2. A designação assusta qualquer cidadão desprevenido: novo sistema retributivo da administração pública. Eduardo Pitta conta a história desde a sua criação no século passado (in FUNCIONÁRIOS & SALÁRIOS). A albanização do sistema retributivo em vigor tem aí a sua origem. Mas é também ao ler o post que se percebem as raízes da balcanização actual da função pública: “A sucessão de atropelos, disparates, incongruências e válvulas de escape era tal — refiro apenas o regime geral, deixando de lado os corpos especiais, ou seja, magistrados, diplomatas, professores, médicos, enfermeiros, militares, polícias, etc. —, e tão notória, que o primeiro diploma rectificativo foi publicado menos de 45 dias volvidos, seguindo-se-lhe, ao longo destes anos, dezenas de outros (…)”.

3. O Blasfémias pode não sobreviver a Pedro Arroja. Mas uma folha semiclandestina como a Vida Económica é um palco demasiado apertado para o talento do homem que assegura a pés juntos que existe. É possível que sim.

4. A Rititi esteve .

Sem comentários :