domingo, junho 03, 2007

Explore, pesquise e descubra um aeroporto para Lisboa




O Prof. José Manuel Viegas já esteve tomado de amores por Pombal, onde queria construir um hub ibérico. Depois, cortou com Pombal e atirou-se para os braços da Portela (+1). Acabou por romper com a Portela (+1) quando descobriu os encantos da Ota.

O Público refere hoje que o Harry Potter dos transportes se envolveu tão intensamente com a Ota que a paixão durou até Novembro de 2006. Com efeito, no âmbito do Plano Estratégico da Área Metropolitana de Lisboa, o Prof. Viegas foi o coordenador da “área da mobilidade”, na qual era assumida a opção pela Ota — e nunca fez qualquer proposta para que o aeroporto atravessasse o Mar da Palha.

Não vejo por que a jornalista Lurdes Ferreira se espanta com isto. O Prof. Viegas disse que descobriu o Poceirão através da Internet — e o Google Earth é, na verdade, uma ferramenta muito recente.

PS — A jornalista comete apenas um lapso no artigo. Diz que Viegas relançou o debate sobre a Ota ao apresentar estudos, o que não corresponde à verdade. Há quatro meses — quando deixou de trabalhar para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo — é que Viegas começou a brincar com o Google Earth e se apaixonou pelo Poceirão, mas, quando lhe pediram os estudos, disse que os faria em 15 dias, embora eles ainda não tenham aterrado. As paixões são sempre um pouco levianas.

8 comentários :

António P. disse...

Boa noite,
Não seria melhor eses especialistas (??) estudarem os chimpazés ? É que estava lá na pa´gina que indica essa temática.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa resposta ao ataque da Quercus à OTA.

Tu quoque, brutus?

Anónimo disse...

De acordo com o têxto.
O que acontece, não é nada mais do que isto.
O diligente director/presidente da CCRLVT, acaba de vir a público na imprensa afirmar:
O NAER na margem sul, iria encarecer os custos do projecto da Ota!
Trata-se de um alto funcionário da administração central.
Isto é de um empregado go governo.
Assim falam os 'bons' empregados de qualquer empresa.

Anónimo disse...

Onde estavam estes iluminados, que tiram alternativas à Ota (única localização baseada de facto em estudos técnicos) da cartola? A leviandade e a falta de seriedade de políticos como o Marques Mendes e o P Portas (que fizeram parte do governo que deu luz verde à Ota e agora a quererem sacudir a responsabilidade que lhes cabe dos ombros) que fazem do oportunismo político o seu modus operandi é de bradar aos céus! É o interesse partidário e pessoal colocado à fte do interesse nacional!
Uma palavra ao maior bluff de sp da política nacional, o pai do déficit, agora P.R. que vem sublinhar o óbvio. Ninguém fala dos custos de não se fazer um aeroporto já e deste não estar pronto daqui A 10 anos!

Anónimo disse...

Este senhor Engº Viegas não será o mesmo que tem feito todos os estudos ( sido muito bem pagos) sobre os transportes em Lisboa?

Comboio na ponte 25 de Abril ( estudos dele davam 100 milhões de passageiros /ano , bem contados não chegam aos 20 milhões mas oq ue valeu para estabelecer os compromissos do estado foi os 100 milhões ...agora quem está a pagar são os portugeuses, com compensações de milhões de euros pois nunca alguma o comboio vai transportar os 100 milhões!

Nãos será o mesmo do Metro Sul do Tejo? que destruiu o tarnsporte fluvial em Cacilhas e obriga o estado a pagar milhões de eyrso pejudicando as pessoas !?

Nãos será o mesmo que é dono da TIS, empresa que faz todos os estudos de trafego em Lisboa? Nãos erá o mesmo que é donoda CESUR empresa de estudos que fazs todos os estudos tecnicos?

Não serão estas empresas as mesmas onde a engº Ana Paula Vitorino é assessora? Mas agora ela é a secretaria de estado dos transprotes?

Pois cerca de 23 adminsitradores dos 72 que já noemou pertencem precismanete a estas empresas ? então como é ?????

Anónimo disse...

E a hipótese Portela + Alverca...?

Ou será que esta não seria mais barata e não duria mais do que a hipotese Ota?

Anónimo disse...

Apesar de ser um estudo com base no google, seria bom que soubéssemos que empresas é que o patrocinaram... ou julgam que foi de borla.

Aeroporto de Alcochete disse...

Tenho toda a atenção possível, e estou no deserto, condições essenciais para não acreditar em miragens como a Ota.