sexta-feira, outubro 26, 2007

Casa Pia - O procurador Guerra e o sumiço de 83 diagramas

Pedro Sales escreveu, no Zero de conduta, um post intitulado Gaveta 9, que se transcreve:


Infografia "24 horas" (carregue na imagem para a aumentar)



«No intervalo das suas preocupações com os barulhos do telemóvel, talvez não ficasse mal ao senhor procurador-geral da República verificar o que se passa na casa que dirige. O "24 Horas", na sua edição de hoje, dá o mais fiel exemplo do que foi a "investigação" do caso Casa Pia. O responsável pela coisa, o procurador João Guerra, omitiu do processo 83 diagramas que provavam que não existia nenhum registo telefónico entre os vários arguidos e entre estes e as vítimas de pedofilia. A informação ocultada punha em causa "apenas" o principal argumento da acusação, a de que os arguidos faziam parte de uma rede que combinava telefonicamente os encontros sexuais.

Sem se referir ao caso concreto, Germano Marques da Silva não podia ser mais claro sobre o que está em causa: "A acusação não pode esconder qualquer elemento produzido no decurso de um processo, seja ele contra ou a favor do arguido, sob pena de procedimento disciplinar e até criminal (por prevaricação). Todos os elementos, favoráveis ou não, devem constar dos autos".

As mais altas figuras do Estado, e os principais partidos da oposição ao PSD/PP, eram escutados telefonicamente. As conversas, descontextualizadas (quem não se lembra da história do embaixador da Rússia) vieram todas para a imprensa. As provas eram seleccionadas de acordo com princípios que não tinham nada a ver com os critérios de interesse judicial. O juiz só queria aparecer na televisão a fazer desportos radicais. Cada procurador e inspector que apareceu no Parlamento contou uma história diferente sobre o envelope 9. E o procurador ouve barulhos no telefone. Haja paciência.»

6 comentários :

Anónimo disse...

Contra os "seus", o PGR nunca actuará, desde que não critiquem a "sua casa".

Porque, sua Excelência, primeiro defende a "casa" e só depois pensa (pensará?) na "justiça".

É nojento.

Anónimo disse...

Tá visto que os pedófilos não interessam a ninguém.
Criminosos são os magistrados.
Tá visto qual o propósito do processo Casa Pia.

Anónimo disse...

Já vi tudo...

Os "putos" é que são os abusadores de adultos: CC, PP, JR, HM e quejandos !

Porém sinto-me irritado comigo próprio por, em determinado momento, ter imaginado possível que, pelo menos por uma vez, fosse diferente.

Pura utopia...

Anónimo disse...

ò Miguel, ate acreditei que tal fosse possivel, dado o que relatavam; havia filmes, fotografias, testemunhos crediveis etç e tal, nada como esperar pelo julgamento Em 2 anos de julgamento, o que me parece, é que a acusação não quer chegar ao fim do julgamento.

O que me parece tambem os lesados, neste caso, vão pedir grossas indmenizações e quem paga é sempre o mesmo , o trabalhador por conta de outrem, os funcionarios publicos é que não - desculpa lá, pá, de escrever isto, mas isto é uma guerra de funcionarios publicos e de gajos que gostam pouco de trabalhar e o que fazem é francamente de má qualiadade - Aonde esta as provas conclusivas?

Ze Boné

Anónimo disse...

Gaveta com os majistrados do MP e os inspectores da PJ, por desleixo, incompetencia e talvês má-fé.

Anónimo disse...

Excelentíssimo "tá visto que os pedófilos não interessam a ninguém" e demais porcalhões:


- Quem nós mais tememos não são os bandidos, mas sim os "justiceiros" que são PIORES QUE BANDIDOS!


Compreendido agora?