segunda-feira, abril 14, 2008

Política suja




Depois de Branquinho, depois de Gomes da Silva, é a vez de Ribau Esteves subscrever hoje um comunicado absolutamente vergonhoso sobre Fernanda Câncio. Pergunta-se aqui:

    “Independentemente do nojo da coisa, a questão que se me coloca é: estes senhores vêm com cérebro incluído?”
Vêm, vêm com qualquer coisa debaixo do cocuruto — e estão a repetir o que o PPD/PSD fez na campanha eleitoral de 2005: política suja, muito bem analisada então por Nuno Guerreiro a 9133 Km de distância.

Quando não se tem uma política alternativa para o país, e se é intelectualmente miserável, o único recurso disponível é a política suja. Foi isso que o PPD/PSD fez em 2005, é isso que o PPD/PSD está a fazer agora (sem esquecer que Marques Mendes também sulcou essas águas).

O recurso à desinformação e à calúnia joga com a circunstância de, não tendo as pessoas tempo nem paciência para analisar com atenção o que está em causa, poder ficar sempre algo a zumbir no ouvido ("não há fumo sem fogo") — deixando abalada a probidade dos visados.

O PPD/PSD sabe que está numa situação muito delicada: sem uma ideia para o país, estando a liderança cercada internamente, o objectivo máximo de Menezes e Santana (ou vice-versa) é impedir a maioria absoluta a Sócrates. A nova campanha suja só agora começou a dar os primeiros passos.

Adenda Comunicado do Sindicato dos Jornalistas: SJ repudia perseguição do PSD a jornalista.

16 comentários :

Anónimo disse...

POlítica suja inaceitável é a do PSD:
Já a política suja do PS é perfeitamente aceitável.
Compreendi-te.

Anónimo disse...

O ppd/psd é actualmente um viveiro de individuos intrujões, vigarios , sem caracter, que praticam a insidia como arma politica.

Nunca a politica desceu tão baixo, a sargeta é o local onde estes paquidermes se organizam (tipo gang) para as suas conjuras.

O ppd é uma toca de ratos raivosos, que mordem tudo e todos, tal é a fome(...) deste bando.

Rita Maria disse...

Não sei, eu por mim estou convencida de que as elites do PSD estão pacientemente à espera e entretanto vão deixando toodos os aspirantes estatelarem-se...(ou isso ou são realmente todos imbecis)

Anónimo disse...

rita maria:
Tens toda a razão.
Estão a preparar o caminho para o Morais Sarmento, lacaio do clube de Bilderberg e próximo sucessor do lacaio Pinóquio.

Anónimo disse...

Se houvesse um pinguinho de inteligência nesta gentalha que diz "estar de volta", teriam o cuidado, INTELIGENTE, de se lembrarem que há uma jornalista que trabalha na RTP e é casada com um vice presidente do PSD. Lamentável...

Anónimo disse...

excelente entrada que merece comentários que não sejam meros arrotos

Burns disse...

pois
mas atirar lama ao pedro santana lopes ja é politica a serio.
ate acho piada a cancio mas se nao fossem os seus relacionamentos estaria provavelmente a escrever no "diario de ranholas"

Anónimo disse...

A F. Cancio já era uma jornalista conhecida antes de Sócrates. Olhem mas é para aqueles políticos que andaram a dar empregos às suas amigas de ocasião e também a ex-esposas só para não terem de pagar as pensões de alimentos.

Anónimo disse...

O santana não levou o FILHO para a AR? Alguem do PS criticou a caso?

Claro que não, aí está a diferença de fazer politica.

Uma de cara levantada a outra é concebida na sargeta.

Anónimo disse...

O ppd/psd esta no LÔDO. AOS POUCOS ESTÁ A TRANSFORMAR-SE NUMA ORGANIZAÇÃO perigosa,usando armas ilegais que se destinam ao aniquilamento pessoal dos seus adversarios,através da(o):
- insidia;
- boato;
- infamea;
- perseguição;
- desonra.
A proseguir neste caminho, este bando de garotos, esta a realizar o auto-de-fé que levará este partido ao apocalipse.

Anónimo disse...

Um PSD de sarjeta...
Dizem que Fernanda Câncio tem uma relação com o PM José Sócrates. Não sei se tem. Se tem, é questão dela.
Mas gente sem escrúpulos do PSD quer que seja questão nossa.
A pretexto de um programa sobre bairros sociais que ela concebeu e que a RTP decidiu comprar. Talvez no PSD se julgue o PM socialista pela bitola dos seus antecessores sociais-democratas, logo vendo a mão do chefe a distribuir rebuçados a amizades femininas nos media...
Ora, pelo que Fernanda Câncio escreve, está à vista desarmada que não é mulher de trazer a tiracolo e muito menos jornalista de fazer fretes. É uma profissional reconhecida, com provas dadas de independência e idoneidade inquestionada. É até muito mais do que uma jornalista competente: é comentadora interveniente de questões políticas e sociais. Não tem medo de expressar opiniões e de terçar armas por ideias e causas. Não se retrai a criticar quem entende que deve ser criticado. Incluindo o PS e o próprio José Sócrates, como já aconteceu, sendo ele PM.
É por isso absolutamente nojenta a campanha orquestrada pelo PSD. Que só mancha, de facto, quem a produz.
Questão nossa não é a eventual relação entre o PM e a jornalista miseravelmente atacada.
Questão nossa, da democracia portuguesa, é a ignominia a que este PSD de Luis Filipe Menezes não hesita recorrer.
[Publicado por AG] [14.4.08] [Permanent Link]

Anónimo disse...

Seguindo a velha máxima do “não peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu” o PCP e o PSD decidiram ficar preocupados com a saúde da democracia, integrando essa preocupação no seu programa político e fazendo interpelações parlamentares para dar visibilidade televisiva a estas suas preocupações. Apesar de todos os relatórios de organizações não governamentais apontarem em sentido inverso o PCP tenta fazer-nos crer que “Sócrates e os seus lacaios”, expressão que gosta de usar no Avante, são fascista, estratégia definida pelo PCP antes de qualquer incidente relevante a que o PSD se colou como tem vindo a ser hábito nos últimos tempos.

Em apoio destas teses aproveitaram-se três incidentes, o caso do professor que se entretinha a chamar f. da p. ao primeiro-ministro nos corredores de um serviço público, o caso do sindicato da Covilhã e, mais recentemente, o caso da ida da polícia à escola, tentou-se usar estas situações para fazer renascer os medos do passado. Só que o professor estava longe de ser o modelo de opositor perseguido pelas suas ideias (que bela ideia essa de chamar f. da p. ao primeiro-ministro), os incidentes na Covilhã e na escola não parecem ter passado de aproveitamentos. Três incidentes infelizes e que deveriam ter sido evitados, que mereciam outra resposta do governo, mas não mais do que isso, incidentes.

Mas o PSD e o PCP têm alguma razão em estarem preocupados com a saúde da democracia, têm-se multiplicado formas de intervenção política menos próprias da democracia, nalguns casos revelam mesmo tácticas políticas e de propaganda mais próprias de organizações fascistas. Um bom exemplo destas tácticas é a organização de manifestações supostamente espontâneas e anónimas para perturbar iniciativas partidárias, fazendo esperas a líderes partidários à porta das sedes dos partidos. Ou manifestações igualmente anónimas e igualmente espontâneas para fazer esperas a membros do governo ou, como sucedeu no Porto, para perturbar iniciativas partidárias.

O mesmo PSD que anda preocupado com a saúde da democracia chama “bando de loucos” aos deputados da oposição ao governo regional da Madeira, impondo naquela região uma versão soft do regime político do Zimbabué. É o mesmo PSD que em tempos recorreu à insinuação de que Sócrates era gay para obter proveitos políticos, o mesmo partido que já se esqueceu dessa insinuação para agora descobrir que Sócrates não só tem namorada, como esta é jornalista e ganha contratos graças à influência do primeiro-ministro. Depois da insinuação e perante a evidência do golpe sujo veio depois Ribau dizer que o problema não estava nos lençóis, que era o facto de a jornalista não ser simpática com o PSD.

Com o PCP a sucumbir a estratégias de propaganda de outros tempos e o PSD a fazer da insinuação e difamação, para não recordar o BE e os seus verde-eufémios, há mesmo razões para estarmos preocupados com a qualidade da democracia. Há sinais de intolerância, de golpes baixos, de insinuação e de difamação, pouco próprios em democracia e inaceitáveis em partidos que dizem estar preocupados com a democracia.

Anónimo disse...

Amigo Abrantes, você que é uma pessoa extremamente bem relacionado, quanto é vai custar essa brincadeira dos bairros sociais?

Anónimo disse...

O trac, quanto custou o contrato pelo pai (santana lopes)ao filho? E pago pelo contribuintes?

Anónimo disse...

" Trinco disse...
O trac, quanto custou o contrato pelo pai (santana lopes) ao filho ? E pago pelo contribuintes? "

não sei, mas deve ter sido umas migalhinhas comparado com o contrato que o Ministerio da Educação fez com o mano Pedroso.

Anónimo disse...

Ou o que a EDP fez com Santana-pai?...