domingo, julho 13, 2008

Leituras — O "regresso de Cavaco Silva ao xadrez político, com Ferreira Leite como rainha" [I]




Na sua coluna Equinócios e Solstícios no Sol, Santana Lopes escreve uma nota intitulada Significativo, da qual se reproduz uma parte:
    «Estamos perante um regresso de Cavaco Silva ao xadrez político, com Ferreira Leite como rainha

    No passado fim-de-semana Cavaco Silva elogiou os alentejanos por, em matéria rodoviária, só reclamarem pequenas estradas e não grandes investimentos. Na mesma altura, saiu uma notícia segundo a qual Cavaco Silva aguardava há dois meses elementos pedidos ao Governo sobre os custos das novas estradas e auto-estradas.

    Por sua vez, Manuela Ferreira Leite, desde o Congresso, não largou José Sócrates com esta matéria. Podem as respostas estar na net ou não, mas a presidente do PSD quer que o Governo lhe entregue os dados sobre os custos dos grandes investimentos.

    Coincidência? Não acredito. E penso que mais ninguém acreditará. Manuela Ferreira Leite é demasiado próxima do Presidente da República para tudo ser um acaso. Ainda por cima, ninguém se deu ao trabalho de disfarçar. Foi logo o primeiro tema a seguir ao Congresso. E o Presidente, por sua vez, não se fez rogado em rapidamente chamar o mesmo assunto à sua alta magistratura.

    (…) José Sócrates que se cuide, pois pode deixar de ter sossego mesmo de onde não esperava. Se tudo isto não for, como não é, um acaso, então estamos, objectivamente, perante o regresso de Aníbal Cavaco Silva ao tabuleiro de xadrez político. Com Manuela Ferreira Leite como 'rainha' e 'bispos' e 'torres' já em movimento. Não é nenhuma conspiração. É o sistema político a entrar numa nova fase.»

Sem comentários :