quarta-feira, julho 09, 2008

A palavra aos leitores - A SEDES quer tudo e o seu contrário

De um e-mail do leitor Carlos M. sobre a "tomada de posição" da SEDES:
    «Há uns meses atrás queixava-se de um “mal-estar difuso”, criticando o Governo por ter levado a cabo medidas impopulares que geravam descontentamento na população. Agora, vem criticar o suposto abrandamento dessas políticas e reclamar mais medidas impopulares. Afinal em que ficamos: o descontentamento popular é pernicioso ou é desejável?

    Critica os crónicos maus resultados na educação. Mas, quando os resultados efectivamente melhoram, em vez de se comprazer com tal evolução, critica o processo de organização e elaboração dos exames. Afinal, em que ficamos: é bom ou mau os resultados dos exames terem melhorado?

    Afirma que a legislação laboral é “excessivamente flexível nos contratos a termo”. Mas, quando o Governo decide combater a precariedade decorrente dos contratos a termo, critica as medidas adoptadas alegando que destes contratos “depende uma parte significativa do ajustamento no mercado de trabalho”. Afinal, em que ficamos: a precariedade é para combater ou para manter?

    A tomada de posição da SEDES é subscrita, na sua maioria, por uns quantos espíritos ressabiados e vingativos, que se têm em grande conta e não suportam que o país avance sem necessitar dos seus preciosos serviços.

    A SEDES passou de uma associação cívica de reflexão política e social para uma fábrica de produção de panfletos anti-Governo. Está longe de ser um think tank, não tem uma actividade consistente e continuada de reflexão e de debate, ninguém lhe conhece um pensamento crítico estruturado e prospectivo sobre os desafios que se colocam a Portugal ou a melhor forma de os abordar. Mas, para dar prova de vida, há seis ou sete iluminados que, de meio em meio ano, ressuscitam da sua letargia cívica e “cozinham” um comunicado oposicionista. É isto a SEDES de hoje em dia.»

11 comentários :

aviador disse...

É o gabinete de estudos do PSD

Anónimo disse...

Como o Vaz Guedes se saiu bem com o Compromisso Portugal e com as 'pesetas' que daí lhe vieram, quem estranha que esta gente faça pela vida? O próximo passo é arranjarem umas dezenas de milhares de euros para ajudarem a Nélita na campanha das autárquicas...
E quem sabe se não estão a ser guiados pela mão do Senhor Professor.

Anónimo disse...

A primeira frase do comunicado da Sedes foi escrita pelo punho do Primeiro Ministro quando desabafou que o Campos e Cunha tinha sido o seu maior erro de casting. Junte-se a isto o Henrique Neto, que desde o tempo do Guterres esperava chegar a Ministro da Indústria e obter-se-á o caldo de cultura para esta enorme dor de cotovelo...

Anónimo disse...

Optima prosa!As vontades politicas
levam ao desespero e é muito triste assistirmos as estas guerrinhas sem interesse.Todavia o objectivo é serem mesmo guerras para ver se são destronados uns para irem outros.Assim é dificil ir a algum lado!.Quando começaremos a respeitar o espaço e o tempo de cada um.

MFerrer disse...

Até pergunto quando é que aparece de facto um Think-tank a deitar cá para fora o que devemos fazer nos próximos 20 anos?
Quando é que aparece UMA proposta com pés e cabeça? De críticas já estamos nós fartos e bem abastecidos.
MFerrer

Anónimo disse...

Quando o João Santa Comba Dão Gonçalves diz ser associado da SEDES, está tudo explicado...

E, eu, ao contrário da MFL até nem discrimino as pessoas em função de género e da a sua orientação sexual, quanto mais em função da sua "orientação" ideológica, mas...!

O caldo está mesmo entornado.

Quanto ao Pedro "Fernando Pessoa" Magalhães, tudo se resume a uma questão de identidade: João Seabra de um lado versus Marcelo Rebelo de Sousa.)... e de personaliade. Focault Explica!!!!

Anónimo disse...

"espíritos ressabiados e vingativos, que se têm em grande conta e não suportam que o país avance sem necessitar dos seus preciosos serviços."

É MESMO ISTO.

E não é só na Sedes, é em todo lado. Nunca a inveja provocou tanta coceira e incómodo.

Não adianta... NADA. Tremerão de cólicas quando Sócrates vencer mais uma vez com maioria absoluta.

Edie Falco

Anónimo disse...

"Até pergunto quando é que aparece de facto um Think-tank a deitar cá para fora o que devemos fazer nos próximos 20 anos?
Quando é que aparece UMA proposta com pés e cabeça? De críticas já estamos nós fartos e bem abastecidos."

GRANDE COMENTÁRIO. SUBSCREVO!!!!!!

Edie Falco

Luis M. Jorge disse...

As suas caixas de comentários são um tónico, um colirio para estes olhos fatigados, Miguel. Não imagina o valor que dou a isto.

Anónimo disse...

Um palpite.
LCC quer ser Governador do B.Portugal.

Será esta a indicação do PSD.

Vai uma aposta?
Gabriel

Anónimo disse...

Oh MFERRER,

Você é mesmo um crente...

Sai um D. Sebastião para a mesa do MFERRER...