quarta-feira, julho 09, 2008

Uma sombra da SEDES

A SEDES não é uma organização sem passado como outras que por aí se vêem. A SEDES está ligada ao advento da democracia em Portugal. A SEDES tem uma história e, por isso, menos se pode aceitar que se refira às próximas eleições legislativas como a “sombra das eleições”, essa auscultação do povo que parece atrapalhar a nossa elite bem pensante.

Mas não é apenas esta inadmissível forma de se referir às eleições que envergonha e mancha a história desta associação de reflexão política. Com efeito, as duas mais recentes “tomadas de posição”, a de final de Fevereiro e a de ontem, revelam uma superficialidade e uma falta de consistência inesperadas.

Quatro meses chegaram para a SEDES dar uma pirueta de 180.º: onde, em finais de Fevereiro, encontrava insensibilidade social, descobre agora cedências por motivos eleitorais.

A SEDES tem um problema bicudo para resolver: revelar aos portugueses o que é. Se pretende representar certos interesses, está no seu direito, mas não deve, então, vender gato por lebre; se quer ser, de facto, uma “organização cívica” que produza estudos sobre o país, deve, nesse caso, fazê-lo com base na evidência empírica — e não através de palpites avulsos, que se assemelham a conversas de café.

Em todo o caso, vale a pena olhar de perto para algumas das conjecturas da mais recente “tomada de posição” da SEDES:

1. Sustenta o documento: “A aproximação das eleições de 2009 — europeias, legislativas e autárquicas — tem tido consequências claras e visíveis na vida política portuguesa.”

Qualquer desmancha-prazeres poderia ter lembrado a Campos e Cunha que este governo, que a SEDES reconhece ter tido a coragem de fazer reformas, também enfrentou eleições autárquicas em Dezembro 2005 e um candidato apoiado pelo PS concorreu às presidenciais.

2.O Governo, após três anos de esforços de estabilização orçamental e de várias reformas que exigiram coragem política, dá agora sinais de preocupação com o calendário eleitoral em detrimento da administração do País. São disso exemplos a declaração do fim da crise orçamental, a ênfase nos investimentos públicos de grande dimensão, a cedência à agitação social e as recentes baixas de impostos.”

Como acontece em regra nas conversas de café, esta também é apimentada por umas quantas falsidades:
    • Não foi o Governo mas a Comissão Europeia que reconheceu que Portugal saiu do procedimento de défice excessivo;
    • Logo no início do mandato, o Governo anunciou o Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias, sendo, em rigor, a única novidade ter chegado a hora de, feitos os estudos, lançar mãos à obra;
    • Não há qualquer cedência à agitação social, tendo, pelo contrário, havido abertura para negociações na concertação social;
    • Sempre foi assumido que o aumento do IVA era uma medida transitória.
3.No maior partido da oposição poder-se-á ter iniciado um ciclo de estabilidade, condição necessária para a afirmação de uma alternativa credível.”

Estranha-se que a SEDES procure dar mais credibilidade a uma liderança que ainda não apresentou uma ideia (e que ganhou com 37 por cento) do que a lideranças que tiveram meses e anos de trabalho político e foram eleitas com mais de 50 por cento dos votos nos órgãos próprios do PSD. Afigura-se haver algum preconceito em relação às lideranças do PSD.

4.A inversão do ciclo de boa-vontade face ao Governo, experimentado na primeira parte do mandato, poderá ser irreversível, a crer nos indicadores disponíveis.”

Convém recordar que nunca houve um ciclo de boa vontade com o Governo. As manifestações começaram no primeiro dia e foram exactamente motivadas pelas medidas de reforma estrutural instituídas. Mas, se a SEDES fala de sondagens, então há que referir que o PS continua com 40 por cento das intenções de voto.

5.O recente bloqueio das estradas por parte de camionistas e empresas de camionagem, e as suas consequências, foi um pequeno exemplo dessa possível crise. Mas sobretudo, o bloqueio tornou evidentes fragilidades do Estado de que os cidadãos não tinham consciência: a incapacidade para prever, prevenir e reagir perante situações de crise e acções ilegais de alteração da ordem pública.”

É verdade que o bloqueio pôs em evidência algumas vulnerabilidades, como Sócrates reconheceu. Mas é bom recordar que os problemas foram resolvidos mais rapidamente e com menos tensão do que nos restantes países.

6.A componente de cuidados continuados (e paliativos), após um impulso adicional, não dá ainda resposta cabal às necessidades das populações.”

Pois, é necessário aumentar os investimentos públicos. Estão previstas verbas no QREN para que as IPSS construam equipamentos de cuidados continuados — assim o PSD e a SEDES não se oponham.

7.O sector público [Serviço Nacional de Saúde] manifesta uma crónica incapacidade de concluir as transformações que inicia.”

Não se percebe exactamente qual a preocupação no sector da saúde. Em todo o caso, não há uma palavra para a mudança no Hospital Amadora-Sintra nem para os novos hospitais lançados (nomeadamente Algarve e Todos-os-Santos).

8.Este Governo iniciou um conjunto de reformas difíceis e urgentes: fecho de escolas com poucos alunos, introdução do inglês como língua obrigatória desde o início da escolaridade, estabilização do corpo docente, controle de custos, avaliação de desempenho dos docentes, envolvimento das autarquias e dos País na gestão das escolas, etc.

Embora a titular da pasta se tenha mantido, nota-se uma perda de fôlego relativamente aos primeiros tempos, com as últimas reformas a aparentar não terem passado de intenções. A confirmar-se, o espectro continuará presente e o fosso agravar-se-á.


Também na Educação não se percebe qual é a crítica. "Falta de fôlego da ministra"?! Em vez de apreciações subjectivas, poder-se-ia ter falado das Novas Oportunidades, acção social escolar, nova rede de escolas, equipamentos escolares renovados, redução dos custos, aumento do número de alunos, ensino profissional e técnico, avaliação dos professores, nova gestão das escolas, etc..

9.A reforma das leis laborais peca, pois, por ser tímida e pouco relevante no contexto dos problemas nacionais, apesar de apontar no rumo certo. Salienta-se ainda, como positivo, o facto de ter havido um acordo no contexto da Concertação Social.”

A questão é: há seis meses alguém esperaria que o Governo se lançasse na revisão do Código Laboral? Quem apostaria que seria possível chagar a um acordo na Concertação Social em Junho, com flexibilização das regras e forte penalização da precariedade?

Conclusão: percebe-se que havia uma mensagem para passar mas os factos invocados e os argumentos aduzidos são superficiais, parciais e pouco esclarecedores. A SEDES apanha a espuma dos dias, mas em nada contribui para uma discussão séria da situação do país. A sua história exigiria mais do que uma conversa de café.

12 comentários :

MFerrer disse...

Tudo bem!
não posso estar mais de acordo . No entanto o que s epassa é que a propaganda insidiosa de toda a comunicação dita social está em campanha desbragada contra o PS e a soldo das mais reaccionárias facções da Igreja e do capital.
E nada do que diz - e com razão - será levado em cota. Não estamos na área do racional. Estamos na área do motim, do irracional, do boato, do nacional-bota-abaixismo!
Não é por acaso que são estes senhores, mais a CAP e a CNAP que são agora a ponta da lança contra o PS.
Este governo se quer de facto enfretá-los e ganhar eleiçõe snã opode desviar-se drumo traçadao
MFerrer

james disse...

A SEDES prostituiu-se!

Anónimo disse...

Esse documento da Sedes é uma VERGONHA... aquela do "falta de fôlego" da ministra... é abaixo de cão uma entidade armada em cagalhão vir a falar nestes termos.

O mais triste disso tudo é o nível rasteiro e a ingenuidade gritante de, neste momento, tentar dar um pequeno golpe à socapa para dar fôlego a uma nova liderança da oposição...

QUE VERGONHA ESSES SENHORES DOUTORES.

Campos e Cunha beira o pateta.

Edie Falco

Anónimo disse...

Podem contorcer.
Podem gritar.
Podem espernear.
Podem rasgar.
Podem atirar.

Não adianta... NADA.

Sócrates bisará a maioria absoluta.
Serão novamente esmagados pela força dos votos.
Pela vontade de mudança.
As reformas são inevitáveis. Não é Portugal que quer, a realidade o exige.

Não adianta... NADA.
Sócrates bisará a maioria absoluta.

Tudo conspira para tal.
As diatribes de Cavaco.
A vitória de Ferreira Leite.
Os latidos esganiçados de Marcelo.
Os resmungos de Pacheco.
A cegueira de Jerónimo
A teimosia estúpida de Carvalho da Silva.
O silêncio de Santana.

Será muito difícil perceberem isto?
Não perceberam que Portugal optou finalmente por mudar?

Edie Falco

Luis M. Jorge disse...

"Tudo bem!
não posso estar mais de acordo . No entanto o que s epassa é que a propaganda insidiosa de toda a comunicação dita social está em campanha desbragada contra o PS e a soldo das mais reaccionárias facções da Igreja e do capital.
E nada do que diz - e com razão - será levado em cota. Não estamos na área do racional. Estamos na área do motim, do irracional, do boato, do nacional-bota-abaixismo!
Não é por acaso que são estes senhores, mais a CAP e a CNAP que são agora a ponta da lança contra o PS.
Este governo se quer de facto enfretá-los e ganhar eleiçõe snã opode desviar-se drumo traçadao"


He he, nem você conseguia fazer melhor, Miguel.

Anónimo disse...

E ontem, na SICN, aqueles debates, com aquelas personagens, tipo Filomena Mónica, Campos e CUnha, etc, etc, foi absolutamente vergonhoso. É a isto que chamam jornalismo imparcial?

MFerrer disse...

Desculpe mas eu apenas pedi "jornalismo"...
Também não acredito nessas imparcialidades todas.
O que tem que haver é infirmação sobre factos e não sobre opiniões, aliás, prenhes de ódios recalcados, encomendas de grupos e de recados religiosos.
Aquilo a que assistimos não é política. É conversa de comadres!
MFerrer

Anónimo disse...

Coitadinho do PS... Todos contra... Que ingratos... Que pena!! Deja vu: um governo incompreendido e injustamente criticado por um cabala... 2001, 2005, agora 2009...

José Manuel Dias disse...

Subscrevo a leitura. O passado da SEDES merecia melhor trabalho.

Nuno disse...

Achei piada à parte: "No maior partido da oposição poder-se-á ter iniciado um ciclo de estabilidade, condição necessária para a afirmação de uma alternativa credível.”
Sem uma proposta(a única foi a mm que Menezes fez, um pacto para as obras públicas, algo que nem houve coragem para dizer de formna directa), sem uma ideia, sem uma tomada de posição e acham esta liderança credível? Qto a mim a credibilidade da SEDES é que deixa a desejar!

Anónimo disse...

"Sedes".... a sede deles sei eu qual é!!

Edie Falco

Anónimo disse...

Parecem umas vacas loucas só porque a SEDES resolveu desafinar...

Habituem-se...

Até Outubro/2009 vai ser sempre em plano inclinado...

Ou estavam convencidos que a "teta" não secava ?