segunda-feira, julho 14, 2008

A “sombra das eleições” revisitada

Considerei intolerável e vergonhoso para a própria SEDES que, na sua recente “tomada de posição”, esta “organização cívica” se tenha referido às eleições como a “sombra das eleições”. Rui Tavares, no artigo que hoje escreve no Público, intitulado precisamente A sombra das eleições, parece ter ficado também chocado:
    “Nem sei se eles [os autores do documento da SEDES] acham que as eleições de quatro em quatro anos atrapalham as coisas. Provavelmente não acham. Sei que se limitam a falar como se isso fosse verdade.

    Em nenhuma outra área pode ser tão útil a opinião publicada como no questionar dos próprios pressupostos que nos regem. Os pressupostos são estes: as eleições são ruído, o povo escolhe quem lhe oferece facilidades, ninguém quer encarar a realidade, a geração actual é mais ignorante do que a anteriores, já gastamos muito em educação, o país está condenado à mediocridade, nada mudou desde os tempos do Eça, não há dinheiro não há vícios nem investimentos, o único caminho é a retracção, o cavalo do espanhol estava quase a ficar competitivo antes de morrer de inanição.

    Podemos achar tudo isto pouco nocivo: mas são pressupostos iguais aos de uma caridosa ditadura. Ouvem-se por todo o lado.

    (…) Sabem que mais? Nenhuma reforma seria tão bem-vinda como a reforma das banalidades que nos regem. Banalidades sobre as reformas, banalidades sobre a crise, banalidades sobre o país. Repetimo-las tanto que elas se tornaram no nosso mundo.”
[O artigo de Rui Tavares estará amanhã disponível no Cinco dias]

2 comentários :

lusitânea disse...

Se o público só publica mentiras e meias verdades...

Anónimo disse...

Gostei. Mas parece que se tratava do cavalo do inglês, que se prentendia habituar a não comer.A ração ia sendo reduzida a pouco e pouco, de modo a chegar-se a um cavalo que não fosse necessário alimentar. Mas quando estava quase conseguido o objectivo... morreu. Mas quase se atingia o objectivo; faltou só um pouco de vontade ao cavalo...