quinta-feira, abril 02, 2009

Leituras

• Marina Costa Lobo, O eurocepticismo do PCP e do BE:
    “Se o eurocepticismo hoje está desactualizado perante os desenvolvimentos económicos internacionais é importante compreender porque é que o PCP e o BE se assumem enquanto tal. Este eurocepticismo é em certa medida ideológico, mas também é estratégico.

    (…)

    Mas nem todo o eurocepticismo é assumido por princípio. Ele também é usado estrategicamente: por um lado, para congregar apoios de todos aqueles que se sentem insatisfeitos com o governo nacional. A europeização da sociedade portuguesa teve e tem custos e os pequenos partidos tentam capitalizar esse descontentamento. Sem precisarem de ter propostas alternativas credíveis.”

1 comentário :

ex comunista disse...

O pcp e bloco são dois resquicios do estalinismo que levou o mundo deles à estagnação, ao suborno e corrupção, acompanhado de atraso social, fome, hospitais psequiatricos para os opositores e desterro na siberia.

Alias, partidarios de nexos e ligações à extrema direita,(na ex-sovietica os nacionalistas e fascistas eram aliados dos comunistas),dado que as praticas e objectivos politicas andam muito proximas.