quarta-feira, junho 03, 2009

Agora estamos a falar da elite

Se és amigo do Morais Sarmento, sê amigo do Morais Sarmento — um pedido (extracto):
    Há 1 ano e tal, Sarmento foi falado como eventual candidato à sucessão de Menezes. E, de facto, entre os dois talvez a diferença nem se notasse, acontecendo uma continuidade na mudança. Mas o que importa realçar é a tipologia destas duas figuras, para se diagnosticar como a maleita que atinge o PSD é de uma gravidade letal: são desqualificados. Isto é, são seres que sobrevivem nos túneis do poder partidário, habitando no meio dos dejectos e dos seres rastejantes, e com eles estabelecendo relações simbióticas, mas que não resistem à luz e exposição da superfície.

    Santos Silva contra Sarmento é vexante, mau demais, injusto. Porque Santos Silva é de uma solidez aristotélica, expondo com clareza e síntese, espalhando cultura política e democrática. À sua frente puseram um ser atarantado, incapaz de sair do cliché mais básico e gasto, um monumento psitacista e balofo da miséria intelectual do PSD. Nesta última edição, o excelente Paulo Magalhães perguntou 70×7 vezes a Sarmento como explicava ele que o Governo fosse tão mau, a contestação popular tão grande e não vermos as sondagens, nenhuma, a reflectir esse retrato. O modo como o honesto comentador social-democrata fugiu à resposta foi aflitivo, desesperado, e eu estive quase a telefonar para a TVI a pedir para deixarem o homem em paz — e isto mesmo sabendo que estava a ver uma repetição do programa.

4 comentários :

Fernando P disse...

Creio que a comparação é injusta. Menezes vale um dos maiores concelhos do país e não pertence a nenhum dos grandes escritórios de advogados. Ganhou Gaia ao PS e vai ver crescer o seu eleitorado municipal.

Anónimo disse...

Depois da traição e do desprezo que as masssas e os barões deitaram a este homem em benefício da baronesa Leite...desconfio que a vitória em Gaia vai sair-lhe por um canudo.

Valupi disse...

Sem dúvida, Fernando P, mas como presidente do PSD foi um desastre.

don francisco disse...

Tão basico esse Sarmento, que obrigou-me a mudar de canal.