A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.
Cavaco recusa comentar mas critica implicitamente Vital
No rescaldo das eleições que deram a vitória ao PSD, socialistas pedem reflexão, mas recusam mudanças na política do Governo. Presidente da República diz que o importante agora é que Durão Barroso seja reeleito como presidente da Comissão Europeia.
Silêncio absoluto sobre o resultado das europeias. Mas, pelo meio, uma crítica implícita a Vital Moreira e a todos os que, como Mário Soares, não queriam que lhe fosse renovado o mandato de presidente da Comissão Europeia. O Presidente da República foi ontem interpelado sobre as eleições de domingo e assim se pode sintetizar o seu comentário.
"O Presidente da República não comenta resultados de eleições, isso é matéria que compete aos analistas e eu não direi uma única palavra sobre os resultados", afirmou Cavaco Silva. Mas acrescentando logo de seguida que "o mais importante para o interesse de Portugal é que o doutor Durão Barroso seja eleito como presidente da Comissão Europeia". Porque fez "um excelente trabalho no seu primeiro mandato" e porque "só quem não conhece as competências da Comissão Europeia é que pode subestimar o que significa para Portugal, para os nosso interesses, ter um português como presidente da Comissão Europeia".
Notem como Cavaco Silva nem precisa de pronunciar o que tem para dizer. Notem como os jornalistas, pavlovianamente, já interpretam o seu pensamento. Notem como os jornalistas nem fazem perguntas, nem questionam o Presidente se é mesmo aquilo que ele quer dizer. Notem como reproduzem o que lhes é soprado pelos assessores e pelas agências de comunicação. Notem como funcionam em manada (sim, porque não é só o DN a fazer esta leitura...). Notem quem é o alvo, sempre o mesmo. Irrespirável. É assim o situacionismo!
6 comentários :
Diz Cavaco: "Só quem não conhece as competências da Comissão Europeia é que pode subestimar o que significa para Portugal, para os nossos interesses, ter um português como presidente da Comissão Europeia".
Digo eu: Cavaco Silva, homem pouco inteligente, toma-nos por parvos. Está ao nível da veneranda figura do almirante Tomás. Depois da explicação pueril, absurda, que deu sobre as acções da SLN, vem agora com esta dos interesse de Portugal em Durão Barroso. O que o homem está a dizer é que os nossos interesses estão defendidos por Barroso - e que o presidente da CE até será capaz de fazer batota a favor de Portugal. Cavaco é um néscio ignaro.
Acabo de ouvir a Cavaco Silva, no discurso em Santarém, uma referência elogiosa a Salgueiro Maia. Só lhe fica bem. Mas é preciso recordar que Cavaco, quando era primeiro-ministro, recusou homologar a pensão por serviços distintos ao meu querido e saudoso camarada Maia. Nessa altura, é preciso recordar, Cavaco Silva atribuiu a mesma pensão, por serviços distintos, a dois pides. Um dos pides agraciados, Óscar Cardoso, foi um dos entrincheirados na sede da polícia política que na sequência do 25 de Abril fez fogo sobre civis de que resultou quatro mortos.
Nâo foi este Cavaco que negou pensão ao grande herói da revolução Salgueiro Maia ?
"Vital Moreira não é o principal responsável por esta derrota. Hoje os portugueses puniram a arrogância e a sobraceira de algum PS, de alguns Ministros e alguma presunção de José Sócrates.
É tempo, portanto, de acabar toda e qualquer forma de nepotismo, aristocracia ou sobranceria dentro do PS. O partido dos "nobres do PS" - como dizia algum comentador - tem pois que ir de férias e não voltar. O PS tem que ser o verdadeiro Partido do povo de esquerda, e do povo que quer ter voz dentro do partido, não apenas dos qua animam os comícios ou enchem camionetas para a TV filmar. Não se pode admitir decisões tomadas em "petit comité", que são impostas de cima para baixo. Não se pode continuar com programas de Governo e medidas de Ministros que nunca foram debatidas nos órgãos próprios."
Concelhia de Coimbra do PS
Estou confuso: pareceu-me que o nooso primeiro ministro apoia a continuidade de Durão Barroso na Comissão Europeia!
Registo com agrado que ainda há gente lúcida no PS, ao que resulta do comunicado da concelhia de Coimbra acima transcrito. Oxalá consigam correr com a podridão que se apoderou do partido e limpar-lhe a imagem. Vai demorar, mas não é impossível.
Enviar um comentário