sábado, agosto 01, 2009

Sondagens




Foram hoje publicadas duas sondagens. A da Eurosondagem para o Expresso e a da Marktest para o Semanário Económico. Ambas dão o PS como o partido em melhores condições de ser o partido mais votado nas próximas eleições legislativas. Talvez o aspecto mais interessante é a circunstância de a Markest voltar a colocar o PS à frente nas intenções de voto.

8 comentários :

Anónimo disse...

O que eu acho fantástico, no pior sentido, claro, é os jornais continuarem a salientar "empate técnico"! Mas o que é isso? Se as legislativas fossem hoje, não havia nenhum empate ´técnico, simplesmente o PS ganhava e podia formar governo.

Francisco disse...

A interpretação do empate técnico é que a diferença entre ambos os resultados não é estatisticamente significativa. Ou seja a incerteza nos dados não permite dizer que os valores são diferentes.
Teria que se fazer uma sondagem muito mais ampla (e portanto muito mais cara) para conseguir obter resultados estatisticamente diferentes.
A questão do empate técnico é pertinente para a credibilidade e rigor da informação publicada.

Anónimo disse...

OPa gajos das sondagens estão à rasca

Ze Maria disse...

Este país, sem uma maioria absoluta, vai tornar-se ingovernável. O PS, com o actual inquilino de Belém não vai contar com nenhuma "cooperação estratégica" porque essa treta foi aquilo que todos já vimos. Com o PSD que continua à espera de uma padrasto/madrasta que lhe supere a quase pré histórica orfandade de Sá carneiro, a ânsia de "meter a mão na massa" ou os quadros que (des)apareceram, não existe a mínima garantia de concórdia ou unidade no interior do "laranjal" necessária a uma estabilidade governativa. Aquilo sempre foi um "saco de gatos" ou se preferirem um albergue espanhol. Manuela Ferreira Leite, para além das "competências" na educação e nas finanças que demonstrou anteriormente, não parece ter arcaboiço físico para aguentar a dificuldade do cargo. Não chegam as pequenas cirurgias, o ar pseudo alegrete e o muito "photoshop". A idosa senhora é uma mulher triste, acabrunhada,sempre com ar cansado e de cor biliática. Mas, digo eu, que talvez fosse interessante que a (outra) irmã Verdade, tivesse a sua oportunidade. Iria mais confortadinha, finalmente, para a reforma e se pudesse ir acompanhada de um outro que "anda por aí"e já agora, um Cavaco por reeleger. Então é que as coisas se iam compôr. Diz o povo que "Há males que vêem por bem"...
NB.Ainda não percebi o motivo porque nesta pré campanha não se fala do desmando do caso da compra dos submarinos. Era uma sorte este país ver-se livre daquela associação de fala-barato, betinhos e demagogos.

Unknown disse...

O ´País está como está porque nos últimos 14 anos tivemos 11 de governação socialista...com a respectiva atribuição de cargos aos boys...desde a administração pública aos bancos..Já reparou que os presidentes dos bancos, incluindo estrangeiros, são gente do aparelho socialista? Assim é mais fácil financiar campanhas..percebe?

Anónimo disse...

Sr. Luis Bento não sabe que era a Ferreira Leite que tem andado pela administração do Santander sem saber ler nem escrever ?

Ze Maria disse...

Oh Sr. Bento, escolher falar de Bancos a propósito do PS é no mínimo, e sem ofensa, um bocadinho de falta de inteligência. Sem me alongar sugiro-lhe faça uma pesquisa sobre quem financiou quem em campanhas eleitorais e quais as empresas de construção civil. Lembra-se? E de que partido são na sua quase totalidade os "bons rapazinhos" com sua excelência a nomear alguns para conselheiros de Estado, envolvidos na roubalheira BPN ? Responda a si mesmo, medite e "abra a pestana"..no seu interesse.

NetKingCool disse...

tem piada que para sondagem credivel alem da eurosondagem e da marktest, que nas europeias acertaram com muita precisao, so falta o ultimo perito em sondagens, o paulo campos