Por outro lado, ao combinar continuidade de uma parte significativa do elenco com renovação, Sócrates revelou ter entendido a vontade dos eleitores.
A composição do Governo permite ainda tirar as seguintes breves conclusões:
- 1. Pela primeira vez, a pasta do Trabalho é confiada a uma sindicalista, figura destacada da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), na qual vem sendo responsável pelo Diálogo Social Europeu e Política Social Europeia.
2. A par da atenção dispensada à componente técnica, há um reforço do núcleo político do Governo, designadamente nas áreas da Defesa e da Justiça.
3. A afectação do Desenvolvimento Regional ao Ministério da Economia revela que houve a preocupação de articular mais eficazmente os projectos impulsionados por fundos comunitários com o modelo de desenvolvimento económico para responder à crise internacional.
4. Na área social, as escolhas parecem ser valores com provas dadas nas suas áreas de actividade.
5. Nenhum outro governo em Portugal reuniu uma quota tão elevada de mulheres.
10 comentários :
Estou com o governo. força vão em frente que o combate é muito dificil, mas vencerão.
E a oposição calou-se ....
Um governo bem razoavel bem acima das expectativas dos habituais calimeros! Naturalmente que a sorte deste governo joga-se, nestes proximos 12 meses, muito mais na sua capacidade de negociação do que na de governação. Isabel Alçada, Helena Andre, Alberto Martins, Lacão e Pereira da Silva vão ser postos à prova como negociadores em areas a ferro e fogo (educação, justiça) ou tradicionalmente conflituais (trabalho). Fora deste baralho parece-me estar claramente Mariano Gago;10 ans como minstro da mesma pasta, quando associados a um feitio que com a idade se tornou cada vez mais autoritário, criam rotinas e vicios perigosos. Espero que as universidades e a ciência não se tornem numa frente de desgaste para o governo
Este Governo é de excelente qualidade, tiro o meu chapéu a José Sócrates, mas faço um pequeno reparo. Acho que Mariano Gago, deveria ter sido substituído por Pimpão. É um Ministro de qualidade inegável, mas também aqui poderia ter havido renovação. É um Ministro cansado, já vem desde o tempo de Guterres. Deve de estar exausto, precisa de reforma.
Equipa para lutar pelo título !
Vou ter que destoar...
É reconhecido por todos de todas as áreas, de todos os partidos, de todas as religiões etc... que o maior problema, em Portugal, nas áreas que competem ao estado, é o sistema de Justiça, para este gravissimo prblema foi escolhido algum nome com reputação, experiência, curriculum, conhecimento dos assuntos e experiência na área???
Não escolheram o Dr. Alberto Martins. Vamos assim todos continuar a lamentarmo-nos todos, todos os dias, do estado a que o nosso sistema de justiça chegou...
Oh S. Moura
O S é de Souto?
Com o mesmo primeiro-ministro não pode haver um novo governo. Temos um mesmo governo com algumas caras novas e a mesma política agora adocicado com a “nova” melosa postura de Sócrates.
Tenho grandes expectativas em relação a este novo Governo.
Entendimentos não são coligações e Sócrates antes de formar governo perguntou (e bem): "como é que é, querem levar isto para a frente ou não?".. mas a oposição, mesmo sem condições prévias, não quis encetar diálogo e prefere esperar que as propostas saiam..veremos no que resultará das responsabilidades que a todos caberão.
(José Sócrates saberá corrigir aquilo que há que corrigir, com humildade, apaziguar, virar a página e concentrar-mo-nos nos problemas que mais importam aos portugueses)
Acho que as questões doutrinárias terão mais destaque do que nunca. Ao Ps compete sublinhar a defesa do Socialismo Democrático, a oposição terá que ir a jogo mostrando 'pró que está' e 'aquilo que tem'.
De realçar também que o Psd, como maior partido de oposição, está neste momento esfrangalhado e completamente desorientado. A balcanização desenha-se todos os dias com atuardas uns aos outros e os barões e baronesas estão encrispados contra os "arrivistas". Isto não vai acabar bem, ai não vai não. E que se ponham à tabela porque Portas já começa a ser visto como o verdadeiro líder da direita, secundarizando cada vez mais o PPD-PSD!
MENSAGEM PARA TODOS OS PARTIDOS -- não se esqueçam também que o povo português está mais atento do que nunca..e o povo não gosta daqueles que não querem ajudar.
"1.Pela primeira vez, a pasta do Trabalho é confiada a uma sindicalista, figura destacada da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), na qual vem sendo responsável pelo Diálogo Social Europeu e Política Social Europeia."
Caro Miguel
Se se está a referir ao sexo está correcto, mas se for ao facto de ser sindicalista, já não, pois está-se a esquecer do Maldonado Gonelha
Enviar um comentário