sexta-feira, outubro 30, 2009

Que se passa com os intelectuais do PCP? [1]

Hoje, António Vilarigues aparece nas páginas do Público muito satisfeito com os resultados de uma investigação do Sr. Zemskov, “russo e historiador” que tem “do mundo uma visão conservadora e anti-socialista”. Escreve Vilarigues: «Zemskov documentou que entre 1921 e 1953 foram “reprimidas” quatro milhões de pessoas. De entre elas, o regime soviético fuzilou por motivos políticos cerca de 800 mil pessoas, em concreto 799.455. Longe, muito longe, dos milhões, dezenas de milhões, mais de 100 milhões, referidos por Conquest, Soljenenítsine, Medveded e outros

Mas há outra razão para a satisfação de Vilarigues: “Como termo de comparação refira-se que (…) havia 2.193.789 pessoas presas nos Estados Unidos em Dezembro de 2005. Mais 4,1 milhões estavam presos temporariamente e cerca de 800.000 em liberdade condicional. Estes números totalizam mais de 7 milhões de pessoas — o que representa 1 em cada 32 norte-americanos adultos — que estariam sob algum tipo de supervisão do sistema prisional dos EUA.

António Vilarigues não vê necessidade de distinguir delitos comuns de “delitos” políticos ou de opinião.

(a continuar)

1 comentário :

Anónimo disse...

Contabilizaram os que o Stalin fez morrer propositadamente de fome? Ou só os que foram mortos à pancada, a tiro e por enforcamento? É naqueles que está o segredo dos milhões.