Pedro Lomba tem agora uma coluna na última página do Público, que assina como jurista. E, obviamente, como jurista, faz aquilo que está habituado a fazer - torcer a realidade para que ela se acomode à causa que defende. Pouca importa que parte substancial do que afirma se baseie em pressupostos errados (falta, por exemplo, a referência a um banco fundamental naquela "trama"), pouco importa o que as entidades envolvidas foram dizendo ao longo do tempo acerca das efabulações ali expostas, pouco importa que aquela colagem de "casos" tenha tanto de aleatório como de meticulosamente orientada.
No final, como na barra, Lomba clama: "Estes são os factos". Como na barra, esta é a sua versão dos acontecimentos, uma versão muito parcial, como compete a um jurista fazer. Parabéns!
6 comentários :
"Estórias" incompletas para defesa da classe.
O Lomba, que se diz jurista porque n]ao conta a estória toda. Por exemplo, poderia dizer como é que Vítor Martins, Maldonado Gonelha e Celeste Cardona, chegaram à Administração da CGD. Sendo que nenhum deles desempenhou alguma vez funções executivas ou sequer na área bancária!!!! Terá sido por mérito?? Quais os méritos?? Já Armando Vara, que começou como caixa do banco, foi Ministro e desempenhou várias funções executivas entre elas a de Director de Serviços da CGD, chegou á dita Administração ao fim de vários anos de funções na dita empresa. Terá sempre o estigma de ter vindo de baixo!1 Não gente bem!! Não se chama Ferreira do Amaral, Horta e Costa etc. Isso sim famílias de gente competente que passam das empresas para os Governos Psd com muita facilidade e vendem imóveis nas variadas circunstancias. Mas pronto, [e gente bem, acima de qualquer suspeita etc.etc. etc. Agora estes Varas ou Coelhos ou Pintos de Sousa, tudo cristãos novos que tiram os lugares a gente bem e que não pode ser!!!! Portanto s[o me resta estar de acordo com o garoto, que defende a sua classe e a sua gente. Muitas vezes sob a capa de gente séria !!!!!!!
Dos posts colocados nesse blogue ressalta algo muito interessante: apenas é dado relevo à questão da violação do segredo de justiça. Ora, existem aqui duas questões que a mim, que não sou jurista, me parecem claramente separadas: a questão jurídica (e quanto a estas as opiniões dos juristas que já se pronunciaram sobre o caso não é uniforme) e a questão política. Quanto à segunda os autores do blogue nunca se pronunciam e valeria a pena saber porquê. Politicamente não é irrelevante que, ao que consta (e quanto a isso não sei se é verdade ou não) as conversas entre Sócrates e Vara revelarem acções do PM que são contraditórias com afirmações e garantias públicas deste. Não é uma questão de corrupção, mas é uma questão de sabermos se podemos, ou não, confiar na palavra do PM. Acresce que o sistema de justiça tem suspeitas fundadas sobre actos de corrupção de um antigo ministro e alto responsável partidário do PS e isso também é politicamente relevante. Assim sendo, porque não pode aceitar o PM que as escutas (pelo menos naquilo que se refere à parte estritamente política) sejam divulgadas. De outra forma, fica sempre a sensação que está a fugir de alguma coisa e que se agarra a questões meramente técnicas para que as suas responsabilidades em áreas que colocam em causa a sua veriticalidade democrática e pessoal não sejam conhecidas. Já agora, acham normal que vocês façam tanto estardalhaço por causa de escutas existentes no âmbito de uma investigação criminal e defendam tão acerrimamente o segredo de justiça, mas já tenham achado muito bem que a troca de mails privados entre dois jornalistas já não deva ser objecto de qualquer reserva? Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.
PS: também podem censurar este. Já estamos habituados.
O JMF tenha calma você anda mesmo nervoso...
Não se esqueça de uma coisa importante, por mais que você «mine» ou escreve ou grite, por enquanto, ainda estamos em Democracia, e o voto é do povo, e o povo escolheu o Sócrates.
Mete isso na cabeça mas diga isso também aos seus donos, pá.
Porra, pá, vocês ainda não entenderam que perderam nas URNAS, e não podem ganhar NA SECRETARIA.
visitem o blogue:
http://aanalise.blogspot.com/
Mas o mais estranho é esta afeição do JMF a este blogue...
Acho que o Lomba tem jeito para a literatura de aeroporto.Aposto que vai ser o próximo entrevistado do J.Rodrigues dos Santos.
Enviar um comentário