quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Existe, sim, condicionamento da informação em Portugal

Existem em Portugal, de facto, fortes restrições à liberdade de imprensa, de circulação de notícias.
Pacheco Pereira e a Comissão de Ética, em boa hora, estão a debruçar-se sobre o assunto. O primeiro, presume-se, na qualidade de "historiador", como assina os seus artigos no jornal de José Manuel Fernandes.
Com toda a humildade, aqui se juntam mais dois casos, ambos ocorridos ontem, terça-feira, dia 23 de Fevereiro de 2010.

1. José Leite Pereira foi ouvido na Comissão de Ética sobre a liberdade de expressão. Entre outras coisas interessantes - como a pulsão de Rui Rio para a censura - ficámos a saber (!), pela boca do director do Jornal de Notícias, que Mário Crespo mente.
Pois o Jornal da Noite (20 horas, na SIC), que tão diligentemente tem informado a nação sobre as outras audições, ignorou liminarmente as declarações de Leite Pereira.
Já às 9, no cantinho do Crespo, as mesmas declarações tiveram direito a Editorial.

2. A manchete do Público desse dia (23 Fev.), embora da forma "intoxicante" que já assinalámos, deixava claro que José Sócrates nada teve a ver com o caso Freeport.
Pois a TVI, televisão oficial do caso Freeport, decidiu ignorar o assunto no seu principal noticiário (20 horas).

Eis, então, dois flagrantes casos de condicionamento da informação a merecer análise na Comissão de Ética. Ou na Marmeleira.

5 comentários :

Anónimo disse...

Junte-lhe um terceiro à lista... O Henrique Monteiro acabou de se juntar à "campanha negra"... Haverá alguém que não integre este polvo jornalístico?

LPA disse...

O Mário Crespo arranjou emprego para a vida! Não pode ser afastado por incompetência... seria "politicamente incorrecto".

LPA

S. Carvalho disse...

Finalmente. O "Petit Larousse", finalmente, teve o seu momento de glória. Nem que para isso tivesse que aldrabar. Mas isso faz ele muitas vezes no pasquim que dirige.
Só quem não conhecer em absoluto este indivíduo acreditará que ele guardaria segredo durante tanto tempo desta pseudo conversa com o P.M. Logo ele que gosta tanto de José Sócrates. Infelizmente para ele, Riquinho, caga-tacos pedante, há muita gente que o conhece e que sabe a "bisca" que ali está. E do que ele é capaz para trepar. Por exemplo, o papel dele no afastamento de J. A. Saraiva (outra encomenda) do Expresso. Pode ser que se saiba um dia. Pode ser.

MFerrer disse...

É bom que as águas se separem, as máscaras caiam e o nevoeiro se dissipe.
É que essa treta da comunicação social independente e à prova de interesses é como as virgens. Há cada vez menos!
Seria bom que alguém viesse à praça pública dizer com todas as letras que há interesses e que a imprensa os defende furiosamente.
Quando é que alguém começa a referir a Rosa Luxemburgo? O velho Engels? Bertrand Russel? Sartre? Gramschi?
Acho que já chega de fingimentos!
Ou vamos continuar a dizer que, por obra a graça do Espírito Santo,os empresários da comunicação social e os seus acólitos são quimicamente puros e destituídos de interesses pessoais, corporativos e políticos ?

LPA disse...

A SIC acabou com o "Entrevistas Mário Crespo".

Terá sido censura?

LPA