domingo, fevereiro 14, 2010

Ideia que me repugna

    «Também "escutar" o telefone do próximo, por muito necessário que seja, é uma ideia que me repugna. E publicar a seguir o que se ouviu, ou foi ouvido, não me parece admirável, mesmo para defesa da democracia ou da limpeza pública. Isto para explicar que, por preguiça e aversão, me perdi completamente na trapalhada em curso. Não sei quem disse o quê e a quem; de que maneira, com que fim e em que circunstâncias. Não percebo o que se tramou ou não tramou, ou se por acaso não se tramou nada.»

5 comentários :

Anónimo disse...

É pena que não transcrevam o resto...

Graza disse...

No meu conceito de Liberdade não cabe algum tipo de Escuta, ainda que algum crime se nos escape pelos dedos. Por uma razão muito simples, nunca é o juiz que está por detrás do auscultador mas um qualquer polícia sobre o qual não tenho alguma garantia. É o último direito que nos pode ser usurpado, o da privacidade. Só depois disto posso discutir algum eventual crime.

Anónimo disse...

lembram-se do email do Fernando Lima? Isso já foi aceitável, não foi?! Em nome do serviço público!!!!

Anónimo disse...

Só para avivar a memória dos mais esquecidos.
Em 1999, o então Juíz e Director Nacional da PJ, Dr. Fernando Negrão, foi "denunciado" por jornalistas do DN num caso de violação do segredo de justiça num processo mediático que corria à data (Moderna), como a fonte de noticias que iam dando previamente conta de diligências a efectuar no âmbito daquele processo.
Fernando Negrão foi, assim obrigado a demitir-se e a abandonar a magistratura.
Falta relembrar que este caso aconteceu porque a conversa de Fernando Negrão com uma jornalista do DN foi ouvida e gravada, sem o seu conhecimento, por dois elementos da direcção do DN.
Um destes dois elementos é, hoje, um dos mais activos jornalistas a falar e a escrever sobre a ética e moralidade na vida pública, causticando de forma particularmente incisa a generalidade dos nossos politicos. E muitas vezes com razão.
JASPC

Antolin Santos disse...

Estou totalmente de acordo com o que li agora. O que lhe terá acontecido? Faltou o biberão? Não lhe pagaram os trabalhos na TVI da Manelinha!Já sei! Foi o imenso ruído das claques do Benfica em dia de jogo grande que o homem detsta por lhe tirarem o sossego.