sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Censura no blogue de Pedro Lomba?

A extensão do domínio da luta é o título de um post escrito e publicado por Eduardo Nogueira Pinto. Momentos depois foi apagado. Ei-lo:
    O risco de transformar a luta política numa guerra sem quartel entre "nós" e os "outros" é o de perder-se o sentido dessa luta. Pior: não perdendo o sentido da luta, perder o controlo sobre a extensão do seu domínio.

    Ontem, por exemplo, a propósito da providência cautelar contra o jornal Sol, foram feitas afirmações ignorantes e afirmações irresponsáveis. Moura Guedes - cujas palavras, dada a sua circunstância, têm um relativo interesse mediático - disse que a providência era a "oficialização da censura". Uma associação de juízes, por seu lado, disse tratar-se de uma forma de condicionamento inaceitável.

    Não nego que o cheiro a napalm logo pela manhã me agrada. No entanto, se a luta política é feita em nome de valores como a liberdade de expressão e a decência, este é um péssimo e perigoso caminho. Na relação entre direitos, eu diria que o de falar livremente pressupõe o de interpor providências cautelares, incluindo providências cautelares para impedir a publicação de notícias (só há liberdade com imputabilidade).

    Por estes dias, importa não dispersar e manter cabeça fria. Evitar dar cobertura a dilates de personagens circunstanciais, mitigar os danos colaterais de certos voluntarismos, impedir a subversão da luta e a extensão do seu domínio. Para que tudo isto, no futuro, não nos rebente na cara.

4 comentários :

Anónimo disse...

Só para lembrar que Manuela MG já interpôs providencias cautelares para impedir que notícias sobre ela fossem publicadas.
Ahhh, ela pode. OK, quem se intitular jornalista pode, pronto, não tinha percebido aínda, peço desculpa.

Helder disse...

Apoiado,
haja alguem que lute pelos direitos dos administradores, da pt, oprimidos neste nosso Portugal.

Anónimo disse...

Ó pessoal , mas da MMG já nada nos espanta...só aquela boquinha.

Anónimo disse...

Viva ao rui pedro soares a à presença "pública" na PT!

Coitado é do Sócrates, pah. Mete-se com gente desta e num momento assim, pimbas, garantem publicidade extra ao sol e aumentam o embaraço. É erro de principiante do nosso PM - andar metido com bóizada de segunda divisão.