sexta-feira, maio 07, 2010

As exportações disparam

No primeiro trimestre de 2010, as saídas de bens registaram, face ao período homólogo (Janeiro a Março de 2009), um aumento de 14,6% e as entradas de 7,6%, determinando um desagravamento do défice da balança comercial em 168,3 milhões de euros. Os dados são do INE:




Salvo em períodos de recessão, em que o desagravamento do défice da balança comercial resultava da redução das importações, o actual momento é caracterizado pelo aumento significativo das exportações — dos tais bens transaccionáveis que o país não conseguiu no tempo dos “ex-ministros das Finanças”.

Escrevo à hora do almoço e os surpreendentes resultados das exportações ainda não mereceram, salvo na TSF, qualquer notinha na comunicação social, incluindo nos jornais económicos.

12 comentários :

Anónimo disse...

Números há muitos, palermas !...

Basta o INE querer !

Anónimo disse...

O INE é fiscalizado pelo Eurostat.

Anónimo disse...

De facto parece haver um grande empreendedorismo exportador.Até foram presos angolanos a exportar viaturas roubadas através da bélgica para angola...
Sempre a enriquecer

Anónimo disse...

Também os Gregos "eram fiscalizados" pelo EUROSTAT...

Anónimo disse...

Também o BPN, BPP, BCP "eram fiscalizados" pela menstruada Constância... e vejam o resultado !

os afilhados dos pulhas disse...

Para alguns dos comentadores o INE só funciona quando a direita está no poder. Barbaridades são os comentarios de anonimos que mais não são que analfabetos e incultos no saber, razão maior para que o País não ande em frente.
Os gregos foram governados pela direita e arruinaram o Pais, escondendo o defice, como aqui fez MF leita.
Os socilaista gregos viram-se obrigados a corrigir a situação, alias como aqui em Portugal quando Socrates ganhou as 1ªs Eleições, a dirita deixou o País de tanga.
Esta gentalha perde rapidamente a memoria, o que importa é colocar lá os corruptos da direita (o grupo psd dos costas/loureiros/kavakos)

PedroM disse...

Caro Miguel Abrantes,

Refere-se ao tratamento que a CS dava a esta notícia pela hora d'almoço. À hora a que escrevo, 22,00h a situação é idêntica, com uma ou outra honrosa excepção.
Estas notícias, a realidade (!!!) não quadra com a mentalidade da esmagadora maioria dos nossos jornaleiros. Para eles só vale se for para chafurdar no esterco, levantar o nariz acima da tina não está no programa nem no horizonte daquela gente.

Anónimo disse...

"os afilhados dos pulhas", herdeiros auto-proclamados do SABER da CULTURA e da LITERACIA não passam disso mesmo: AFILHADOS DOS PULHAS...

Anónimo disse...

Este é um "post" muito infeliz.

Lembra-se que no ano passado estávamos em plena crise e que as exportações tinham caído muito relativamente ao primeiro trimestre do ano anterior (2008)? Há precisamente um ano atrás o mesmo INE dizia que no 1º trimestre de 2009 "as saídas diminuiram 27,7% e as entradas 27.4%". Ou seja, o tímido aumento deste ano está longe de compensar a enorme diminuição do ano passado. Se virmos a variação relativamente a 2008 em vez de 2009, vemos que hoje estamos pior.

Era de prever que a crise ainda ia ser aproveitada para nos iludir..

Anónimo disse...

No entanto, ela move-se...

Isto é, apesar de todo este "progresso avassalador" propangandeado pelos arautos do xuxialismo, estamos na merda !

Nos últimos 15 anos os xuxas governaram +/- 12...

Não tenho dúvidas que temos sido governados por um gang de incompetentes...

Unknown disse...

Há mesmo um bocadinho de Neandertal dentro de nós, principalmente de certos "Abrantes" cuja capacidade se esgota na leitura das duas primeiras linhas de uma tabela e numa única operação de subtração.

Se fosse menos Neandertal, teria verificado facilmente que, enquanto o deficit comercial de Portugal se reduziu uns meros 3,67%, o da União Europeia reduziu 16,36% e o da Zona Euro 15,61%.
E, já agora, que se Portugal não contasse nem para a União Europeia nem para a Zona Euro, ambas tinham superavit comercial.

Compreende-se o seu entusiasmo. Afinal, 168,3 milhões de euros ainda alimentam muitos "Abrantes". Mas não se devia admirar por a comunicação social não fazer um foguetório por tão pouco. O Homo Sapiens neles ainda deve ser suficiente para não se disporem a fazer figuras tão ridículas como a sua. Ou isso ou não lhes pagam o suficiente para tal.

Unknown disse...

Confirma-se: os comentários que demonstrem a predominância do Neandertal nos "Abrantes" não passam no crivo do "lápis azul". Que ninguém acuse os "Abrantes" de incoerência.