quinta-feira, junho 24, 2010

Um Oeste fora do Universo

António Nogueira Leite, alegado cérebro económico da São Caetano à Lapa, quer portagens em todas as auto-estradas, incluindo "todos os troços da A8".
Presumimos, pois, que já terá conversado longamente com Feliciano Barreiras Duarte, actual chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho, e que, galhardamente, ostenta no seu astronómico currículo parlamentar o facto de ter sido "Presidente do Movimento Cívico contra as Portagens do Oeste (1996/1998)", o qual deu origem àquela bizarra isenção numas dezenas de quilómetros na dita A8.
Aliás, sendo Barreiras Duarte chefe de gabinete de Passos Coelho, já deverão ter conversado os dois longamente acerca do conceito de "universalidade" da cobrança de portagens... que deixa a região natal de Feliciano fora do Universo.

3 comentários :

Porfirio Silva disse...

João, suponho, aliás, que aquele troço "livre de portagens" resulta de um decisão de um tribunal. O que torna a coisa ainda mais complexa - mas não só para o PSD...

carneiro disse...

O curioso é que fazendo as contas ao preço/Km concluímos que a portagem entre Loures e Bombarral é suficientemente cara para incluir os Km aparentemente isentos entre Bombaral e Caldas da Rainha.

Os locais que usam o intervalo, efectivamente beneficiam. Mas quem faça a A/8 de seguida paga rigorosamente o mesmo.

Só mais um "pormenor" histórico: o principal património que é concessionado é o uso do terreno que foi expropriado aos legítimos proprietários. Ora bem, na época - idos dos anos oitenta - muitos agricultores e outros proprietários aceitaram ser expropriados por preços simbólicos porque lhe estava a ser afirmado que seria para benefício da região a construção de uma via rápida sem portagens. E manipulados no seu altruísmo e sentido cívico, os proprietários foram vigarizados com a ulterior alteração do estatuto.

Se na época se soubesse que os terrenos expropriados acabariam por servir de substracto aos leoninos negócios portageiros e á vida de luxo e ostentação milionária dos respectivos administradores, a minha Família não tinha cedido os terrenos que cedeu na zona do Bombarral ao preço simbólico de 1$ o m2 só para viabilizar o desenvolvimento económico da região e das suas populações.

E houve muitas Famílias a serem enganadas nestes termos.

Anónimo disse...

mas manipulados no seu sentido cívico e altruísta é o que vem acontecendo a todos os ingénuos que acham que o PS é um partido socialista.
Eu não sou do Bombarral, felizmente, mas do "outro país" que existe do Mondego para norte.