quarta-feira, agosto 04, 2010

‘Os "ses" e os "mas"’

O Juiz de Direito Pedro Soares de Albergaria diz tudo em poucas linhas no blogue Sine Die:
    A decisão final do juiz, em processo penal, pode ser uma de duas: condenação ou absolvição; a decisão final do MP, em inquérito, pode ser uma de duas: acusação ou arquivamento. De modo especial, nas duas últimas hipóteses, respectivamente (absolvição e arquivamento), as referidas decisões, expostos os respectivos fundamentos, são para serem proferidas de modo “seco” e claro (p. ex., “absolvo o arguido”, “determino o arquivamento”, etc.). Esta secura desenxabida não é um mero capricho do legislador, porventura obcecado com questões de “economia processual”. Aliás, este estilo enxuto não é um mero estilo: de modo bem mais substancial visa-se garantir a observância de um princípio constitucional que é, ele mesmo, uma garantia fundamental do processo penal. Trata-se, é óbvio, do princípio da presunção da inocência. Por isso, em questões de mérito, não há absolvições ou arquivamentos com “ses” ou com “mas”. Fazê-lo é não apenas espezinhar aquele princípio – que se aplica a todos, mesmo aos poderosos, mesmo àqueles por quem não nutrimos simpatia – mas entrar por uma discursividade (ou ao menos o caso pode ser assim percepcionado), por um patamar – o do combate político –, de que as magistraturas devem se afastar a todo o custo. Como o diabo da cruz.

10 comentários :

Ramiro disse...

Obviamente que sim. Bem haja às pessoas que ainda têm coragem de por os pontos nos is. Mas cuidado, porque este,pode, como outros de que a história não vai falar, levar um par de patins para o abismo....
A verdade é esta.

Anónimo disse...

O que nos vale é que ainda são mais aqueles que NÃO querem suspender a Democracia.
Acabei de ouvir Proença de Carvalho, falou sobre o Sindicato do João Palma, falou que é estranho e esquisito que uma entidade que tem por missão discutir as suas carreiras e os seus salários venha para a praça pública envolver-se no jogo político, estranho, muito estranho..mas revelador. Falou também sobre a "desculpa" dos investigadores que não tiveram, em 6 anos, tempo para fazer as duas dúzias de perguntas. Sabemos que os homens andaram a passear à nossa pala, sabemos que visitaram muitos locais, não sei se levaram a máquina fotográfica, não sabemos em que restaurantes comeram à conta dos contribuintes..enfim..não sabemos um kar..do que andaram a fazer. Mas sabemos uma coisa: que não tiveram tempo para fazer as perguntas.
Como é que o outro dizia? Ahh..lembrei-me..ide mas é à badamerda que vos pariu.

Anónimo disse...

Pergunte-se se João Palma tem condições para se manter no cargo?

Anónimo disse...

Li hoje o dito despacho de arquivamento. Mal escrito até dizer chega, é uma ventoinha a espalhar merda, a espalhar insinuações.

Miguel Bombarda disse...

Quanto mais falam, mais se comprometem. Quanto mais suspeitas levantam, mais suspeitas caem sobre si. Quanto mais se assiste ao espectáculo, mais se confirma o embuste.
And thus they became the architects of their own demise.

M.Azevedo disse...

Este depoimento, é mais um tiro no Porta aviões.Pelos vistos, são precisos mais, venham eles, até o afundamento total...

MFerrer disse...

Concordo.
É preciso que as máscaras caiam!
Depois, quem ainda tiver algum poder que faça as contas, as análises, as psicanálises e os enterros das vítimas.
Vão ser muitas e variadas.
Chegámos a um ponto de não retorno.
A ânsia do poder e a obediência a ordens de conspiradores apenas serviram os fins dos que desejam a queda do governo. E, se for preciso, a democracia, tal como a conhecemos, também lhes não merece qualquer respeito nem reconhecimento.
Na escala da ausência de escrúpulos, fica comprovada a possibilidade de as coisas poderem ser sempre pior do que imaginávamos...

Anónimo disse...

Como tenho dito ainda existe muita gente com bom senso na Magistratura Judicial e, espero que na do MP também, pese embora a pressão corporativa que o sindicato faz sobre todos os Magistrados estejam ou não inscrito no sindicato.
Aliás, gostaria de saber qual a percentagem de inscritos neste sindicato e no dos Juízes.
Isso sim seria um bom elemento para aferir da sua legitimidade e representatividade!!! Alguém me pode informar!!!!!

Anónimo disse...

Então não existe voto de vencido em decisões de colectivo de juízes? E isso não é um "mas"?

Anónimo disse...

Não estamos perante um colectivo de juízes. Estamos no Ministério Público. Não são juízes, são magistrados do MP, um órgão hierárquico do Estado.