quinta-feira, agosto 19, 2010

A palavra aos leitores — Notícia do Público: "326 mil pessoas procuram emprego há mais de um ano"

De e-mail enviado por Nuno P.:
    O meu comentário à notícia publicada hoje [ontem] pelo Público:

    O artigo aqui exposto carece de interpretação correcta dos dados divulgados.

    Uma análise rápida que anula a opinião da jornalista sobre os dados apresentados pelo INE reside precisamente, no facto de, face a uma estagnação dos níveis de desemprego, terem aumentado os desempregados de longa duração ("DLD"). Ao invés dos parágrafos a traçar um drama, isto permite concluir (aritmeticamente e sem margem para opiniões) que o mercado está a funcionar: as pessoas que ficam desempregadas estão a conseguir encontrar emprego em menos tempo e/ou o número de novos desempregados está a diminuir - isto é factual e, diria eu, positivo.

    Eu não nego que existam casos dramáticos de DLD, que batalham para encontrar um trabalho que teima em não surgir. No entanto, é sabido que muitos destes casos correspondem a situações de pessoas que não estão activamente à procura de emprego, pelos mais diversos motivos e que, como tal, acabam por engrossar os números dos DLD.

    O jornalista pode "condimentar" um pouco os dados com a sua interpretação pessoal. Mas quando essa interpretação é não apenas discutível, como quase faz esquecer os dados que estiveram na sua origem, trata-se apenas de mau jornalismo. (…)

Sem comentários :