Ainda ontem o vice-presidente do PSD Diogo Leite Campos, antes conhecido por "economista independente", dizia ao Diário de Notícias estar "profundamente preocupado" com o risco da dívida portuguesa, perante a "inacção" do Governo português...
Hoje, o que os mercados financeiros internacionais têm para nos dizer é isto:
Portugal lidera queda de juros na Europa após sucesso na emissão de dívida.
O PSD bem tenta puxar isto para baixo. Felizmente, até os especuladores financeiros parecem ser mais responsáveis que a oposição portuguesa.
2 comentários :
O artigo do DN Diogo Leite Campos refere-se aos Credit Default Swaps que“...desde 3 de Agosto, o risco da dívida portuguesa já subiu 27,7%..." que seguram os titulas da divida pública. O artigo do Jornal de Negócios refere que a emissão de bilhetes de tesouro a 3 meses a taxa de juro baixou, desde a última emissão, de 1,861% para 0,994%, mas a emissão a 12 meses teve um agravamento de 2,394% para 2,727%. Quanto às taxas de juro a 10 anos que estavam a 5,04% já estão hoje a 5,21% http://markets.ft.com/ft/markets/bonds.asp?ftauth=1282211582095 . Acho ridículo se festeje a queda de décimas um dia, não estamos melhor por isso, como também não estamos pior quando as taxas sobem umas décimas, o valor de comparação será o que existiria antes da “crise”, enquanto estivermos muito acima desta referência estamos pior do que estávamos.
Está cheio de razão, o nosso leitor António Cordeiro - é completamente ridículo que o PSD ande por aí a anunciar a hecatombe com base em oscilações de décimas.
Enviar um comentário